CLC22

Câmara de Lobos, excerto 22

LocalidadeCâmara de Lobos (Câmara de Lobos, Funchal)
AssuntoOs peixes e outros animais marinhos
Informante(s) Adolfo Adriano Hipácio

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF1 É um coelho-de-natura que está aqui.

INQ2 Não, mas o, o escolar é castanho, é castanho

INQ1 Como é que chama a este? Espera .

INF1 O [vocalização] escolar é [vocalização], é, é é doutro feitio.

INF2 Tem um de leira, tem um de lixa e tem um liso, [pausa] que é branco, todo branco. Tem um que é todo branco.

INQ2 Sim. Mas um que é castanho?

INF2 um que é, que é sal- que é salgado. [vocalização] É este que é escolar-de-natura, que é salgado [pausa] e [vocalização] . Mas também comendo muito, faz mal. Tem que comer um pedacito, salgado. E um que é

INQ1 Mas o coelho-de-natura é que eu gostava de perceber o que era?

INF1 O coelho-de-natura, que mo-, m-, m- morrendo na profundidade

INQ1 Que tamanho é que tem? Que tamanho é que tem?

INF2 É aquele grande. destes assim. destes de dois quilos.

INF1 Tem [vocalização] Tem de meio metro. [pausa] Tem de um metro. [pausa] Tem mais de um metro.

INF2 Tem de um metro.

INF3 Tem de um metro, até [vocalização].

INQ1 Sim, e também faz mal a, a espinha?

INF1 Faz mal, sim senhor.

INF2 A espinha faz mal comer. Quer dizer, não faz mal. Quer dizer, chupando, tem muita gordura, faz mal.

INF3 Tem muito óleo.

INF2 Muito óleo.

INQ1 Ah, mas não faz mal à barriga, como o escolar.

INF3 Oh! É igual.

INF1 É igual, é igual.

INQ1 Ai, é?

INF3 Como o escolar

INQ1 Então agora não sei se este é escolar se é coelho-de-natura.

INF1 Não, isso não é escolar. Escolar não é.

INQ2 Mas o senhor disse que o escolar é branco.

INF1 Tem duas qualidades.

INF2 [vocalização] duas qualidades: um branco e um amarelaço, [pausa] que é o que salga-se, [pausa] que é bom de comer. Mas também não se pode comer muito que aquilo dor de barriga.

INQ2 Pois.

INF2 [vocalização] E o outro [pausa] pode-se fazer filetes e que [vocalização]

INF3 Mas se ele tem o feitio dum coelho, está aqui.

INQ2 Mas esse coelho-de-natura é é castanho?

INF1 É preto.

INF2 É [vocalização] ca- é pre- É como preto. é É escuro, é escuro.

INQ2 Preto, escuro, é escuro. E tem o olho esverdeado?

INF2 E eles levam depois a pele, desfazem em filetes, porreiro para comer. O outro é que não.

INF1 Pois.

INF2 O outro tem que se salgar.

INQ1 Olhe, então estes aqui são

INF3 São as tais das aranhas.

INF2 Isto é a aranha.

INF1 Isto é um perigo.

INF3 Isto tem uma espinha aqui perigosa.

INF2 É bom de comer, [pausa] é bom de comer. Quando ela é grande, é bom de comer. É a m- É a mesma coisa que o chicharro. [pausa] O que tem é que aqui [pausa] picou, inchou. Se não tirar o fígado dele para pôr em cima

INF3 Isso é um peixe bom de comer. O que é que do lado da cabeça tem uma espinha

INF1 Tira-se o fígado e

INQ1 O fígado dele?

INF2 O fígado dele é muito bom para pôr em cima.

INF1 Pega-se ele para quando incha.

INF2 Incha, e depois cria. E começa a criar e então [vocalização] dores que [vocalização]

INQ1 Olhe e os, chamam sempre aranha, qualquer que seja, não é?

INF3 É aranha, é aranha.

INF2 Isto é tudo aranha.

INQ1 Tudo aranha?

INF2 Tudo aranha.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases