INF1 Eu já joguei! Eu já joguei ao burro lá em casa da minha mãe. [pausa] E [vocalização]
INQ1 Claro. Então sabe! Pois claro. Portanto, são dois paus?
INF1 Dois paus. Assim por o mesmo tamanho. Nem são muito grossos.
INQ1 Mais ou menos de quê? De meio metro?
INF1 Assim como aqueles. Como aqueles.
INQ1 Como aqueles que estão atravessados?
INF2 Ouve, como aquele não se aguenta em pé.
INF1 Não, mas [vocalização] quer dizer, de grossura, mais grossinhos uma coisinha mas não mais, redon- [vocalização] bem direitinhos por baixo para se aguentarem em pé. E em cima é como é que se aguçavam um coisinho. E fazia-se umas coisinhas assim, que a gente dizia que era a pinguelarita.
INQ2 Pingue?…
INF1 Pinguelarita.
INQ2 Pinguelarita.
INF1 Pinguelarita. E [vocalização] E a gente tinha uns pauzinhos assim, como aqueles que. Olha, era a mesma coisa; não eram maiores nem mais pequenos que aquele está ali atravessado. E a gente botava aquilo como, por exemplo, um ali e outro ali.
INQ1 Cerca de meio metro, quarenta centímetros. Sim.
INF1 E a gente ia aqui para aqui assim, e lá fazíamos a pontaria para ver se enviávamos a malha para ver se acertávamos na pinguelarita.
INQ1 Mas o que era a malha?
INF1 A malha é aquele pau que eu estou dizendo.
INQ1 Ah aquilo chamava-se a malha?
INF1 É. Aquilo era a malha. E [vocalização]
INQ2 E os, e os que estavam no…
INF1 E eu, a gente enviava para ver se virava o bilro. Se virasse a pinguelarita, ganhava p- quinze pontos; se virasse só o [vocalização] o [vocalização] pau, [vocalização] ganhava…
INQ1 O bilro?
INF1 O bilro.
INQ1 Mas o que é o bilro?
INF1 Quanto é que a gente ganhava ganhavam?
INQ1 Mas espere lá…
INF1 Pois, o bilro é o tal pau que eu digo.
INQ1 A pingue-larita e o bilro é o mesmo ou não?
INF2 Era, era, era…
INF1 Não.
INQ1 Ah!
INF1 A pinguelarita é uma coisinha pequena assim.
INF2 Era Era assim…
INF1 Feita dum pauzinho também aguçadinho.
INF2 É.
INQ1 E o bilro é maior?
INF2 E-, e- Era assim, [vocalização] que isso apanhava…
INF1 O bilro então era assim um pau grande.
INF2 Não. Era assim como se virasse o bilro. E agora se virasse apanhasse a pinguelarita e o bilro aqui em cima, quanto era? – ali naque-, na, na na junta?
INF1 Quinze pontos.
INF2 Era menos cinco e mais.
INF1 Dez?
INF2 Sim.
INF1 Era dez.
INF2 E, e, e
INF1 E se virasse a pinguelarita e o bilro?
INF2 Era cinco.
INF1 Ah!
INF2 E agora se se o bilro começasse só assim a trem-, a trem-, a, a a tremelear? [pausa] Quanto era?
INF1 A virar a pinguelarita. Quanto era? Já não me lembra então!
INF2 Era uma joana.
INQ1 Era uma quê?
INF1 Uma joana.
INQ1 E o que é uma joana?
INF1 Oh, ora agora! Naquele dizia-se que era uma joana. Sabe-se lá o que é que é. [vocalização]
INQ1 Mas não, já não se lembra quanto é? Quantos pontos?
INF1 Não era nada!
INF2 Não era nada .
INF1 Era uma joana ou era uma burra.
INQ1 Uma joana era uma quê?
INF1 Uma burra.
INF2 Era como um desprezo. Era uma vã palavra como um desprezo.
INF1 A gente dizia: "Olha, ganhaste uma burra"!
INQ1 Uma joana é uma burra?
INF1 Uma burra. Quer dizer, a gente, aquilo era coisas inventadas já de antigamente porque, isso, porque.
INQ1 Os miúdos?…
INF2 Eles não querem ouvir nada dessas coisas.
INQ1 Não, não. A gente interessa-nos isso.
INQ2 Mas o, o bilro… Espera. O bilro e a pinguelarita ficavam muito juntos um ao outro?
INF1 Ficavam em cima dele. Arre- O bilro ficava ali direitinho, a pinguelarita ficava ali!
INQ2 Em cima?
INQ1 Em cima do bilro?
INF1 Em cima do bilro.
INQ1 Ah!
INF1 Se a gente, por exemplo, acertasse na pinguelarita eram quinze pontos; se a gente quase…
INQ2 Só que era a de cima?
INF1 A [vocalização] A de cima. Só se levasse a pinguelarita. A pinguelarita é assim pequenina. [pausa] Mas é a
INQ2 Sim. E se levassem os dois?
INQ1 Mas era muito difícil acertar só na pingue-larita?
INF1 Oh [vocalização] ! Isso então eu nunca lhe acertava! Se lhe acertava, ele era lá uma vez e não lhe acertava mais! E [vocalização], e depois então se Ou [vocalização] dava no bilro! Às vezes não dava em nada! [vocalização] Enviava-a como calhava, porque eu era muito muito assarapantada, não…