CLH20

Ribeira Seca, excerto 20

LocalidadeRibeira Seca (Calheta, Angra do Heroísmo)
AssuntoAs alfaias agrícolas
Informante(s) Heraclides

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF Ela Ela pode estar meio esbugalhada

INQ E isso era

INF porque [vocalização] o carro, quando foi do abalo, em 1980, o carro estava ali donde a gente esteve ontem à abrigada, e aquela parede caiu. Caiu em cima do carro. Mas calhou a que tinha a seve que era quando carreava estrume ou maçarocas de milho, [vocalização] estava primeiro num Primeiro fincavam os paus na parede e é que ficava mais altinho. E aquilo veio primeiro e depois as pedras caíram em cima daquilo, ele sempre não partiram o carro. Mas Mas ali a tábua como é que sofreu então uma coisinha.

INQ Olhe, e as seves eram dos lados que se punham, em quê?

INF A seve, [vocalização] era engata- ele tinha modo de engatar no [vocalização] nos fogueiros e [vocalização] depois tinha atrás um um modo de tapar.

INQ Que se chamava o quê?

INF Sebetes. Chamava-se sebete.

INQ Sevete? O sevete era o quê?

INF Era engatado no cabo de trás da sebe, aqui, no cabo de trás. A gente quando queria descarregar o estrume, ou o [vocalização] milho [vocalização] milho em maçaroca ,

INQ Pois.

INF quando vinha das terras a gente tirava-o e e ia puxando-o [vocalização]. Depois engatava o o cabeçalho por meio da da canga dos bois, e empilhava o carro e aquilo descarregava tudo duma vez.

INQ Sim senhor. Olhe, aqui


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases