INQ Como é que se fabricava o, o milho, por exemplo?
INF1 O milho [vocalização] fabricava-se, lavrava-se… Ora, quem quisesse deitar – com licença – estrumo, deitava [pausa] no terreno. Ora…
INQ A primeira coisa que se fazia num terreno?
INF1 No terreno era: fazer as beiras, preparar [vocalização] o terreno como devia ser, depois deitar – com licença – o estrumo, [pausa] que se deitasse, e depois lavrava-se. Como antigamente, antigamente normalmente… Antigamente, normalmente…
INF2 Ou ficava ali… Está ali deitado, ora deitavam está Inverno, não se pode.
INQ Como é que chamam àquelas coisas de estrumo que estão ali?
INF1 É um monte [pausa] de estrumo.
INF2 É um monte. É para estender-se e depois para lavrar.
INF1 Ora, depois, nós antigamente, eu… Eu estive da idade de [vocalização]… Mais pequeno, quando nasci até até aos vinte e quatro anos, estive com o meu falecido pai [pausa] e sempre trabalhei na terra. E depois então [pausa] para fazer, para o milho para semear o milho, ora lavrava-se com os va- com os bois e com as vacas. Tinham sempre Nós tínhamos sempre umas dois bois e [vocalização] quatro vacas, mas quando fosse a lavrar era sempre com com os bois e com as vacas. Ora, lavrava-se com o arado; depois, ao fim, gradava-se, [pausa] ao fim semeava-se – que eu toda a [vocalização] minha vida sempre [vocalização] me lembrou que o meu falecido pai… Nunca me lembra de ele semear o milho a ao [vocalização] à mão, ao lanço, com a enxada.
INQ Não?
INF1 Sempre semeámos com o semeador.
INF2 Agora há semeadores.
INF1 Mas sempre semeámos. Nós sempre semeámos. E depois lá se deitava, lá se semeava então. Nós tínhamos uma égua. [vocalização] A égua é que semeava, é que sachava quando fosse o tempo do sachar. E botava-se então o milho à terra e a [vocalização], e lá, lá lá se botava à terra. Depois começava a crescer; depois sachava-se [pausa] depois, passado … Ora, [vocalização] quando fosse que ti- que ele tivesse quatro semanas ou cinco semanas, sachava-se. [pausa] Aliviava-se o [vocalização] milho, tirava-se o milho a terra da beira do milho normalmente para o para o meio. [pausa] E depois, passado uns quinze dias, ou mais ou menos, tornava-se ora, deitava-se adubo e começa- e juntava-se, e pu- punha-se a terra então [pausa] chanza, punha-se a terra lisa, não [vocalização], sem sem buracos. E depois abria-se uns regos para para regar, se realmente esse terreno tivesse águas. [pausa] Depois, ele começava a crescer, e começava-se a [vocalização] regar, quando fosse o tempo de no tempo de regar.