INF1 A morcela? Quer saber agora da morcela? Pois a morcela é aquelas mais grossas. São aquelas mais grossas. A gente apara-se o sangue do porco. Põe-se numa…
INF2 Primeiro apara-se o sangue.
INF1 Primeiro apara-se o sangue. Homem, já disse! E [vocalização], e tem-se ali nu- Ali numa vasilha, já se tem cebola picada e refogada. [vocalização] Sendo com cebola [vocalização] de casco, não precisa refogá-la. Mas sendo com rama, é é melhor refogá-la. Fica melhor a a cebola. E E já se tem ali numa vasilha. [vocalização] E caldeia-se o sangue. Caldeia-se tempêros: cominho, jamaica, noz-moscada – ali. [vocalização] Arroz, também se deita arroz – e banha. Com mais uma coisinha de banha elas são mais saborosas. [vocalização] Banha… E há pessoas também que deitam carne, não sabe? – picadinha também faz [vocalização] saborosos. Também uma mancheia de salsa, se pica uma mancheia de salsa. E ali está as morcelas a encher. Ora, a morcela, a gente 'faze-as' mais pequeninas que as linguiças, que é para [vocalização] se tirar do caldeirão. Faz-se mais pequeninas, amarra-se duma ponta e doutra a morcela e [vocalização] enfia-se nuns cordõezinhos ou numas espadanas para meter no caldeirão grande, que é para se tirarem melhor para fora. Não se está ali a revolver nelas. E vão ali a cozer. Quando a gente vê que ela que já larga a pelinha… Ah, e também se deita as mãos e os pés do porco, juntamente. Porque são mais saborosas – não sabe? – se for a cozer com a morcela a mão e [vocalização]
INQ E o pé do porco.
INF1 e o pé do porco. São mais saborosas se for ali a cozer com a morcela. E [vocalização] quando a gente vê que a pele – a pelinha – já arrepelou da morcela, quando já há tempo que elas estão a cozer, estão cozidas. Que elas também é para elas não desfazerem. Tiram-se a ferver para fora, que são mai- melhores assim. E pronto. E depois, é fritá-las. Há pessoas que gostam delas quando saem do caldeirão, já as comem assim. E depois fritam-se. Então, a morcela – [vocalização] não sabe? – não é como a linguiça. Não tem aquele cheiro que a linguiça tem. [vocalização] A graxa da morcela não há [vocalização] não há-de fritar linguiça ou a da linguiça… A da linguiça pode fritar morcela mas a da morcela… Eu muitas vezes quando frito morcela, deito a graxa fora – está percebendo? –, que tem outro gosto. Mas está muita gente que gosta de morcela.
INQ Pois, pois.
INF2 Já tem outro sabor.