GIA11

Gião, excerto 11

LocalidadeGião (Vila do Conde, Porto)
AssuntoA criação de gado
Informante(s) Cunegundes

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ1 Um, um boi quando ele acaba de nascer?

INF Touro. Tourinho.

INQ1 Tourinho?

INF Tourinho.

INQ1 Então e quando é que muda de nome? Em que épo-? uma altura em que não é tourinho, passa a ser?

INF Não. Depois é touro, . Ele quando deixa de mamar [pausa] ou de tomar o leite, porque eles agora até nem Dantes [vocalização] eles nasciam e ficavam com as mães [vocalização] até apartar, a gente até a gente ver que que estava em modo de não tomar o leite. Pronto. Agora nascem e são logo apartados, logo. Mal nascem, são logo, logo, logo tirados da mãe. Logo na mesma no mesmo instante.

INQ1 Coitadinhos!

INF São logo.

INQ1 Para aproveitar o leite da mãe?

INF Para aproveitar o leite e diz que é melhor para os touros. [pausa] Dizem que é melhor, não sei. Depois eles dão-lhe leite: ou dão-lhe da própria mãe,

INQ1 Sim.

INF ou ou dão-lhe leite em . [pausa] Mas aqui ficavam sempre Eles ficavam aqui na- naquele tempo No meu tempo, que a gente tinha [vocalização] gado, eles ficavam com os tourinhos nasciam e ficavam com as mães.

INQ1 Pois. Como era natural.

INF Ficavam com as mães. Quando a gente queria tirar algum leite, ou queria que eles estavam grandinhos, a gente apartava-os para uma eirinha e os deixava ir àquela hora,

INQ2 Pois.

INF ir mamar.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases