INF É o principal é no mês de Setembro.
INQ Pois. Portanto, quer dizer, todo o mês de Setembro há?…
INF Há vindima sempre. E ele às vezes ainda em [vocalização] em Agosto e [vocalização] ali na derradeira semana… Eu lembra-me um ano, no dia 15 de Agosto, já não havia vindima, nem de cheiro, nem verdelha, nem de classe nenhuma.
INQ Isso, isso depende de quê?
INF Isso já fo- Aquilo foi do clima do do ano.
INQ Pois. É porque fez muito calor?…
INF Adiantou-lhe… Adiant- Foi no ano que se fez aquele barco Espírito Santo.
INQ Rhum-rhum.
INF Eu andei lá a trabalhar nesse barco e esses rapazes que eram do Pico – porque houve ele foi quatro mestres que vieram do Pico; mas um é que era o mestre só; mas os outros eram ajudantes – pediram-me: "Homem, você há-de-me arranjar uns cachos de uva verdelha cá da ilha". Eu assim: "O senhor havia de ter falado mais cedo". Mas ainda consegui arranjar-lhe mas talvez já no dia 20 de Julho, de de Agosto.
INQ De Agosto. Rhum-rhum.
INF É que eu levei esse [vocalização] esses cachos de uvas e foi uvas que eu tinha lá em casa que era para passar e levei-lhas. E eles calcaram-nas no coiso. Diz que nunca comeram coisa tão doce!
INQ Tão boa! Portanto, aqui, o que acontece geralmente é: as pessoas trazem as uvas para casa ou no sítio onde elas estão há um sítio para poder fazer o vinho?
INF É. Quase tudo é. [pausa] É tudo é nas suas casas. Hoje tudo tem os seus lagares. Tudo tem.
INQ Pois.
INF É uma coisa parecida com este meu.
INQ Pois. Mas os lagares nunca costumam estar assim numa casa sozinha lá perto de, das uvas?
INF Sim. Antigamente havia muito lagar nessas vinhas aí para baixo. Já hoje está tudo perdido. Já não se pisa nem se vindima n- nada para esses lagares.
INQ Pois. As pessoas passavam aqueles dias lá sempre?
INF Pois. De, aque-, esse Porque isto era de meia dúzia deles. Hoje é de [vocalização] de quantos centos estará para aí empregados so-, tudo nessas vinhas?!
INQ Rhum-rhum.
INF De donos!