INQ A senhora então como é que faz? Por exemplo, compra um frango.
INF1 Pois.
INQ Mata-o.
INF1 Mato-o, depeno-o, limpo-o, muito limpinho, abro-o, boto-lhe tiro-lhe as tripinhas fora, tiro os fígados, tiro-lhe o fel, e depois, se me apetece de… Olhe, eu até gosto… Ainda como gosto mais de frango é frito. [pausa] Depois corto-o aos bocados, boto numa numa vasilhinha de vinha-de-alhos. Boto-lhe [pausa] um bocadinho de vinho branco, boto-lhe um bocadinho de alho, boto-lhe um bocadinho de louro, um bocadinho de colorau e cubro ali e um bocadinho de sal e cubro assim tudo com aquele molhinho e está assim um dia. E ao outro dia é que eu o frito, é que é saboroso. É muito saboroso o frango frito, minha senhora! Não Não costuma?
INQ Sim, sim.
INF1 Também costuma? É é fri- É bom, não é? Os meus netos lá em Lisboa ainda gostam mais… Quando eu lá estou, está sempre: "A avó hoje é que vai compor o frango"! Gostam muito que eu componha as coisas. Gostam. Gostam muito de que eu faça as coisas. E um caldo verde? Em lá estando, "Ó [vocalização] velhota"… Tenho lá um que chamam-lhe Eufrásio, estiveram cá agora no outro dia de férias, oito dias. "Ó velhota, quando é que lá vais para me fazeres o caldinho verde"? " [vocalização] Então a tua mulher não te faz? Ou a tua sogra, ou a tua mãe"? "Ó velhota, eu só quero o caldinho verde feito por a tua mão"! E gosta muito!
INQ Como é que faz o caldo verde? Diga lá.
INF1 O caldo verde, boto-lhe só batata. É a batatinha, aquela batatinha muito desfeitinha. Eu nem ainda tenho máquina de esmagar. Elas têm lá, mas eu ainda não comprei. Esmago com a co-, com com a colher de pau – uma colher que tenho de pau grande –, eu [vocalização] esmago tudo assim. Fica toda desfeitinha. Deixo cozinhar até que posso esmagar. Depois de estar muito esmagadinha, parto… Eu é que parto o caldinho, não temos máquina. Parto tudo assim à faca. Parto. Depois esfrego muito esfregadinho em duas águas, muito lavadinho, muito limpinho, depois é que o meto em a batatinha estando desfeita, meto. Depois quando começa a ferver é que lhe ponho o azeite e o sal. Cozinha um bocadinho, tiro e boto-o nas tigelas ou nos pratos.
INQ Quanto tempo tem de deixar ficar a cozer a couve?
INF1 Não, não é preciso muito. Agora ainda é preciso porque agora ainda é rijinha um bocadinho. Mas em sendo Inverno, aquilo é [vocalização] ali só [vocalização] um quarto de hora. Nem um quarto de hora leva a cozinhar.