R&D Unit funded by

GRJ57

Granjal, excerto 57

LocalidadeGranjal (Sernancelhe, Viseu)
AssuntoA criação de gado
Informante(s) Ercília Fausta

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Sim senhor. Então a senhora andava com quê? A guardar o quê?

INF1 Olhe, ainda pouco tempo eu tinha [vocalização] duas cabrinhas. Andava a [vocalização] guardá-las. [vocalização] Mas depois tive uma doença muito grande. Porque a gente Ardeu-nos a casinha toda, não é? E a gente ficámos na rua. Ficámos numa casinha emprestada, velhinha. Depois precisavam-na e nós Andavam a rebocar a casa e nós . Depois [vocalização] ele apanhou uma bron-, uma, uma uma tapação muito grande, [vocalização] uma bronquite; e eu apanhei uma bronco-pneumonia. Vieram os meus netos de Lisboa buscar-nos ambos dois a morrermos. Estivemos para dois meses internados. E E eu tinha aquelas duas cabrinhas. E o meu homem quando ele ficou melhorzito, veio, e pegou vendeu-mas. Vendeu-mas. Era mocha, uma cabra tão bonita e uma cabrita. Tive Tinha uma pena daquilo que eu sei ! Dava muito leite e era muito mansinha! E quan- E ovelhas, os meus pais que Deus lhe perdoe , o meu pai tinha Chegou a ter não era, tia Fausta? um rebanho de cento e tal cabeças [vocalização], gado que eu sei ! Íamos todos

INF2 E carneiros bons!

INF1 Carneiros. Uns carneiros e ovelhas. Tínhamos um um empregado, um criado, e a gente íamos ter com eles às vezes, ajudá-las a guardar.

INQ Mas um, um homem que guarda ovelhas é um quê?

INF1 É um pastor.

INF2 É um pastor.

INQ E as mulheres também costumam guardar?

INF1 Também sim, minha senhora.

INQ Um rebanho grande?

INF1 Pois guardam. Ajudam. [vocalização] Ajuda a gente.

INQ Olhe, e aqui os rebanhos estão sempre no mesmo sítio, ou levam-nos assim para?

INF1 Levam-nos para fora, nas te- na serra e e nos campos. Levam-se por fora para comerem adonde os comeres, para comerem.

INQ Mas não se levam assim para outras terras longe?

INF1 Para outras terras não, minha senhora. [vocalização] Daqui não era preciso irem para outras terras que havia muitas comidas.

INF2 Havia que comer.

INF1 Agora não é rebanhos.

INF2 quando as quando as levavam para a feira.

INF1 um rebanho. rebanhinhos pequeninos. Era para as feiras ou para as festas. Os meus irmãos até o levavam a Santa Cruz. Como era grande o rebanho e eram as ovelhas

INF2 E à Senhora da Aparecida , à Senhora da Aparecida.

INF1 E à Senhora da Aparecida.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view