INQ1 Olhe, aquele… Há bocadinho falou-me naqueles que iam à frente, a levar o rebanho…
INF O boi… É os da guia. Chamam-lhe os bois da guia.
INQ1 O boi da guia. Só nos, nas, nos bois é que há isso?
INF É. Nesses m- Nesses tipos que têm [pausa] têm gado bravo [pausa] é que têm os bois para a guia mesmo. Que é onde estão que estão acostumados…
INQ1 Da guia? Mas portanto, nos carneiros?… Nos carneiros não há nunca?
INF Hum…
INQ1 Não se via nada?
INF Ele havia antigamente. Ele… Eu Ele eu vou-lhe dizer uma coisa: antigamente havia, mas ele deixou… Ah, é emparadeiros! É os emparadeiros. Isso era uma ovelha. Isso era nas orde-. Nas ordenhas das ovelhas é que havia uma ovelha que chamavam-lhe a emparadeira, que ia sempre ao lado… A gente vai aqui; [vocalização] é o aprisco – é o coiso das cancelas onde as ovelhas vão metidas dentro…
INQ1 Sim, sim, sim. Chamava-se o aprisco?
INF Um aprisco. E depois ia, a gente ia aqui [vocalização] a ordenhar as ovelhas e ia a outra, ia a acompanhar. Não passava nenhuma para trás. Entre a gente e o, e o e as tábuas, [vocalização] a ovelha ia ali e não deixava passar nenhuma para trás. Chamavam isso [pausa] uma emparadeira.
INQ1 E como é que?… Uma emparadeira. E como é que treinava essa ovelha?
INF Espere Vai lá. Era dum princípio, dum costume que ainda levavam em borregas, começava… Tem Tratava-se bem, os animais tornavam-se mansos. Abalavam de ao pé da gente… A gente, por exemplos, ao meio do [vocalização]… Começava a ordenhar, ou [vocalização] coisa assim, de vez em quando, tinha umas boletas ou tinha umas coisas e dava-lhe. Um bocado de pão, dava-lhe um bocadinho de pão. O bicho andava sempre ali ao pé da gente. Dali não abalava, pronto!
INQ1 Claro!
INF E depois avezava-se àquilo, pronto! Era do princípio até ao resto. Era a última a ser ordenhada.
INQ2 Pois.
INQ1 Pois. Era a emparadeira?
INF A emparadeira. O nome dessa ovelha era a emparadeira.
INQ1 Sim senhor. Mas, portanto, guias não havia nos rebanhos?
INF Não, não. Isso assim de
INQ1 Nos carneiros? Olhe…
INF nome de guias, só em gado vacum.
INQ1 Em gado vacum.
INF Nesse caso das corridas, para essas coisas, para aproveitar [vocalização] a apartar gado. Têm os bois das guias para, para para levarem para aqui e para ali, e aqueles bois já são tão práticos naquelas coisas que sabem as voltas todas àquilo.
INQ1 Exactamente.