INQ1 O que é para si uma bonina?
INF1 Ah! Uma bonina é aquela flor… Olhe, eu tenho ali uma planta [pausa] de bonina. Agora flor não está. É [vocalização] uma amarela, assim amare-. Cor-de-laranja.
INQ1 Cor-de-laranja.
INF1 Cor-de-laranja.
INQ1 Baixinha?
INF1 Sim. Ela pode crescer. Se ela estiver em terra ou coisa, ela cresce [vocalização] assim, [vocalização] alta. Mas [vocalização]…
INQ1 E dá uma?… Uma espécie de um malmequer?
INF1 Sim. É, é.
INQ1 Cor-de-laranja?
INF1 Cor-de-laranja.
INQ1 Já sei o que é.
INF1 É. Que cheira até um cheiro não…
INQ1 Feio? Mau?
INF1 É, é. Não é assim muito agradável. É bom para o jardim.
INF2 Esse amarelo,
INQ1 É. É.
INF2 esse amarelo é que não é a bonina, que a gente chama cor de bonina?
INF1 Tu tens ali.
INF3 Um amarelo forte!
INF1 Tu tens ali tanta. É.
INF3 Um amarelo forte.
INF1 Cor-de-laranja, cor-de-cenoura [vocalização].
INF3 [vocalização] É uma [vocalização] que dava nas pastagens?
INF2 Para mim, a bonina é uma cor. A cor. A cor.
INQ1 A cor é que se chama bonina?
INF3 Cor de bonina. É. É.
INF2 É. A cor é que se chama bonina e não o… E não a [vocalização]…
INF3 Não. Aquela planta chama-se bonina. Eu lembro-me [vocalização] do meu pai na Cova Grande, quando ia passar o Verão lá para cima, a minha irmã dizer: "Ai, eu queria ir, eu queria ir brincar com as boninas"! – com as, com as com aquelas florinhas. Ia apanhar… Ia apanhar as boninas.
INF1 Eu tenho a impressão de que a cor é que derivou da da flor.
INQ1 Sim, sim. Deve ser isso.
INF1 Como a gente diz também: "A cor da cenoura". [pausa] É o cor-de-laranja.
INQ1 Claro. Cor-de-laranja.
INF3 É, é, é.
INF2 É verdade. E a bonina é aquele…
INF1 E a bonina é aquele amarelo forte…
INF2 Aquele amarelo forte.
INF1 Também [pausa] derivou… Quando a gente diz: "Um amarelo bonina" é: deriva da bonina.
INF2 Ah, é amarelo.
INQ1 Pois, pois, pois.
INQ2 Mas ela não tem folhas brancas? Portanto, é tudo?… Toda ela é amarela?
INF1 É amarela.
INQ1 Oh João, as folhas são verdes.
INQ2 Ah, pois são. Aquelas pétalas…
INF1 As folhas… As folhas são verdes. Tenho aqui. Tenho aqui a folha [vocalização] tenho aqui a…
INQ1 Pronto. É que aquilo para nós é maravilha.
INF3 Ah, pois é!
INF1 A planta, a planta tenho tem ali.
INQ1 E cheira mal?
INF3 É exactamente, exactamente. É essa. É, é.
INQ1 E depois quando seca é que dá assim umas coisas?… As sementes são assim todas, parecem uns dedos assim tortos?
INQ3 Ah, já sei. Já sei qual é.
INF1 Exactamente.
INF2
INQ1 É. Aquilo para nós é maravilha.
INF2 Bonina é bonina.
INF3 Abre, é bonina.
INF1 É [vocalização] . É [vocalização] . Agora esta [pausa] sempre conheci, desde miúda, a gente brincava, apanhava, trazia raminhos, mas…
INQ1 Aqui não havia nada a que chamassem margaridas?
INF2 Há [vocalização]!
INF1 Margaridas, há.
INQ1 É o quê?
INF1 Mas a margarida é outra vez um género dum malmequer…
INQ1 Se calhar é outra.
INF1 É outra coisa.
INQ1 Veja lá se é uma coisa assim desse género?
INF1 É, é.
INQ1 Baixinho, no campo?
INQ2 Está ali, está ali.
INQ3 Está ali?
INF1 É. É. É… Esse é o… Esse,
INQ1 Cento e sessenta e seis.
INF1 esse não é bem a margarida. Isso é o malmequer [vocalização] grado que a gente chama. Eu não sei se tem outro nome [vocalização]. Porque antigamente havia aquele malmequer que tinha mesmo [vocalização] aqueles…
INQ1 Sim. Fazia umas moitas…
INF1 Exactamente.
INF3 Houve tanto cá.
INF1 Agora, eles [vocalização] – pois digo – têm outras plantas mais modernas que agora aparecem…
INQ1 Pois, pois.
INF1 E dizem: "O malmequer grado"…
INQ1 Pois, pois.
INF1 O malmequer [vocalização] que cresce então bastante.
INF2 Pois, isso é que há.
INF3 Sim, mas é um bocado diferente daquele [vocalização] nacional. O nacional é mais pequenino. É. A [vocalização] flor é mais pequena.
INF1 [vocalização] Por isso, o outro nacional é, portanto, aquele m- miudinho.
INF3 E era mais bonito!
INF1 E até já há em amarelo – esse malmequer miudinho [pausa] também num amarelo pálido e num rosa pálido [pausa] também. Porque eu tenho até, nas furnas… Já tenho uma plantinha mas ainda não me deu flor [pausa] desse desse amarelinho. [vocalização] Agora a margarida é um género disso, mas é mais dobradinho [vocalização]!… É… Não tem…
INQ1 Tem mais flor, tem mais pétalas?
INF1 Sim, sim.
INQ1 Ah!
INF2 E aquela p- aquelas plantas que tu levaste lá da da casa da tua mãe, não dava para as senhoras terem lá na?…
INF1 Ah!
INF2 Aquilo como é que se chama?
INF1 Aquilo não sei. Aqui- E aquilo parece-me que é como às uma erva daninha se der [vocalização] se puder.
INF2 Mas é bonito.
INQ1 Pois.
INF1 Porque aquilo multiplica-se muito. E se a gente não estiver sempre em cima, a gente, aquilo dá cabo do jardim. Portanto, a gente [vocalização]… Eu quis para dividir, mas é preciso… Porque aquilo tem muitas raízes [vocalização] e é preciso estar sempre a [vocalização]
INQ1 A tirar.
INF1 a tirar para ficar sempre…
INQ1 Para aquilo não alastrar.
INF1 Exactamente. Alastra muito. É, é.