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MLD29

Melides, excerto 29

LocalidadeMelides (Grândola, Setúbal)
AssuntoOs cereais
Informante(s) Galeno Graciosa

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INF1 E este arroz plantado sempre mais produto que o que o semeado. Mas o que é é que, hoje em dia, o pessoal não

INQ Mas isso muito trabalho para fazer um campo destes assim grande!

INF1 O pessoal não , não é? Pois, não se arranja pessoal, não é? E as jornas estão muito caras e então não [pausa] para fazer isso. De forma que quando o arroz estando estando agarrado [vocalização] começa-se a mondar. E depois de mondar, começa-se a adubar, é consoante conforme ele estiver. Se acaso [vocalização] Se se que está bom, que aguenta uma adubação, leva uma adubação; se se que tem de levar duas adubações, tem que levar. A cor dele depois é que manda, está a perceber?

INQ Pois, pois, pois.

INF1 Se ele estiver negro como aquele está, não precisa de levar mais cobertura nenhuma nós chamamos-lhe dar uma cobertura de adubo; se ele estiver amarelo, pois tem de levar.

INQ Mas antigamente não davam nada disso?

INF1 Dava-se tudo.

INQ Davam adubo também?

INF1 Era. Tem sido sempre, sempre, sempre, sempre.

INQ Mas não, mas como é, que adubo era?

INF1 E até antigamente antigamente havia um adubo, que a gente chamamos o adubo preto e era adubo preto mesmo , para matar a bicheza. Esse adubo era mesmo próprio para para matar a bicheza, para não cortar a planta, não é? Hoje em dia quase que não se usa. Que eu lembra-me, nesse tempo, até um senhor que fosse semear aquele adubo era avisado logo: nem podia dormir com a mulher e nem podia beber bebida nenhuma. [pausa] Era avisado logo.

INQ Mas porquê?

INF1 Não sei . Era uma química qualquer que naturalmente podia infectar o sangue da pessoa, não é?

INQ Pois.

INF1 Pois. De forma que isso desistiu, não sei porquê. Mas isso era até um adubo que dava muita força à terra e [vocalização] o [vocalização] a bicheza não cortava. Vamos assim: a minhoca não cortava o arroz, não é?

INQ Pois, pois.

INF1 E hoje E hoje corta muito não sei porquê, essa coisa. De forma que [vocalização], assim a respeito das químicas, depois mais tarde é que apareceu isso de se dar com um motorzinho. Dava-se catorze por cento ou [vocalização] oito por cento, era consoante a erva que estava. Mas catorze por cento era um nada demais, que ainda houve alguns que queimaram as searas. Até o último ano que eu andei [vocalização] andei com pessoal na ao da fábrica do do tomate que é esse tomate de Alcácer

INQ Rhum.

INF1 até o [vocalização] o gerente daquilo deu cabo da seara por dar [pausa] dar catorze por cento. Que o próprio engenheiro quando ensinou a gente, era para dar oito por cento; não era catorze. Mas tinha o azevém que é que é uma erva muito grande que se cria dentro do arroz , e ele tinha medo de aquilo não se perder, e . Depois veio um calor [vocalização] muito forte, cozeu o arroz, algum arroz a deitar a a espiguinha, vamos assim, a espiga não é? , para fora.

INQ Pois.

INF1 De forma que assim sobre isto, pois, [pausa] a senhora depois informa-se então noutro com outro seareiro que tem mais

INF2 Ah, sabe melhor do que tu.

INF1 Tem mais possibilidades do que eu, está a perceber? Mas isto não anda [vocalização] isto não anda muito longe, não.

INQ Pois.

INF1 Não anda muito longe, não. Porque eu [vocalização] nasci nasci completamente a baldear terras para semear arroz, para plantar.

INQ Pois, portanto sabe isso tudo também.

INF1 Sei tratar dele, [vocalização] sei-o cozer e sei-o comer.


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