INF1 O senhor engenheiro chegou ao pé de mim [vocalização]: "Ó Guilherme não vá lá marcar as oliveiras que eu já vi". Mas não disse mais nada. Eu depois: "Ah, então tu não dizes nada? Então como é que é isto"? Depois voltei para trás, fui outra vez ao pé dele, fui ao pé dos homens, voltei para trás. "Ó senhor doutor, afinal disse isto assim, assim, mas o senhor não me explicou se está bem nem se está mal". Tudo. "Olhe, aquilo é demais. Aquilo foi demais um bocadito. Você diga-lhe a ele quando ele cá aparecer que [vocalização] que venha ter comigo ou ali com o feitor, para lhe dar um bocado de oliveiras para ele arranjar à vontade dele". E de maneira que até lhe dei um bocado de oliveiras, que é é onde está aquele bairro ali. Secaram todas por completo. Todas. Foi para lá com os homens, cortou aquilo tudo, cortaram…
INF2 A terra não era grande coisa.
INF1 A terra é ruim.
INF2 E depois chegaram, morreram.
INF1 Aí é que está a diferença: é de não conhecerem os sítios. Porque a gente sabe que aquela terra ali que por baixo é escumalho. Não sei se a senhora conhece?
INF2 Ali há muito calhau. Há muito calhau!
INQ1 Não, não sei o que é.
INF1 As meninas conhecem o que é escumalho. É, por exemplo, torrões. Às vezes já tenho visto coisos, aparecem em qualquer banda, e vêm uns torrões de de terra agarrada uma com outra, calhaus e e o barro.
INQ1 Ainda não vi.
INF1 Uma coisa muito presa, pa- quase como pedras.
INQ1 Rhum-rhum.
INF1 Com aqueles calhaus agarrados e tudo. Deus me valha-me! Aquilo é como o raio! Não tem nada! Nem que a árvore quisesse comer, não tinha nada para comer. Não tinha nada para comer.
INQ1 …
INF1 De maneira que [pausa] da deu aquilo. [pausa] Deu aquilo ali até que se acabou tudo.
INQ2 …
INF1 Nunca mais me apoquentaram. Depois o patrão: "Você termine lá o serviço e a poda conforme entender". Mas, é claro, eu tinha informações do senhor engenheiro Hálio – que esse era também um bom mestre; era era um mestre lá da Escola Agrícola de Santarém, lá em baixo em Vale de Estacas. Até lá estive lá umas das vezes, lá fomos ver algumas provas que os que os estudantes andavam a fazer. Lá tinham uns uns quadrados cada um com uns arames para tapar em volta. Para cada qual ter lá a sua prova, para fazer o seu serviço. E eu fui lá até coiso pois com ele. E eu fui sempre um tipo que que, enfim… Noto as coisas [pausa] mas depois, andando sozinho, ando a pensar, ando.
INQ1 Rhum-rhum.
INF1 Às vezes ou por aqui ou por ali, e tal, ando a pensar as coisas. Mas este tempo, a idade já se chegou, agora já não posso [pausa] trabalhar.
INQ2 Anda a pensar nas coisas.
INF1 Já não posso. Agora deviam vir
INQ2 Mas pode pensar nas coisas na mesma.
INF1 Pois. Posso pensar na mesma coisa.
INQ2 Pois.
INF1 Posso pensar na mesma coisa.
INQ2 Pode pensar na mesma.
INF1 Posso pensar.