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SRP35

Serpa, excerto 35

LocalidadeSerpa (Serpa, Beja)
AssuntoOs barcos e a pesca
Informante(s) Aristómaco

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INQ1 Então, portanto eles estão sentados na, à beira, à beira do rio, e estão com uma coisa, estão à pesca de?

INF Estão à pesca de anzol. Chama-se aquilo uma cibela. E têm a [vocalização] a cana na mão.

INQ2 Olhe, e o anzol?

INF E o anzol está na ponta da roca.

INQ2 Olhe

INF Que Aqui é a roca, tem o anzol, depois tem o fio [pausa] e que vem à cana.

INQ2 Olhe, e no anzol o que é que se põe, para apanhar o peixe?

INF O [vocalização] O que se põe? Põe-se uma minhoca.

INQ1 Uma?

INQ2 Como é que se chama isso?

INF Uma minhoca. É mesmo o nome: uma minhoca. Que são uns bichinhos [pausa] assim desta grossura [pausa]

INQ2 Pois, eu sei.

INF que se criam debaixo da terra.

INQ2 Mas também se pode pôr uma mosca ou outra coisa qualquer

INF Pode-se pôr, perfeitamente, mas aquilo é o que está mais mais apropriado, que a bichareza aboquenta mais ou então, [vocalização] o peixe pequeno.

INQ2 Pois. E como é que se chama isso? Se é peixe pequeno, sem dizer se é peixe pequeno, se é minhoca, se é uma mosca, se é

INF O que se chama, então, isso [vocalização] o que se chama é o seguinte. A gente: "Tu, do que é que estás estás pescando, "? "Ando aqui à pesca". "E então o que é que pusestes [pausa] na cibela" ouviu? "Bom, pus daqueles peixes pequenos". Pois. Ou pus ou Ou: "Pus uma minhoca". Que assim é a resposta.

INQ2 Pois.

INF Pois. Mas o peixe pequeno, geralmente quem põe isso que lhe aquilo muito trabalho é o o pescador, aquele que é pesc- pescador que pesca de rede, que tem umas redes apropriadas miudinhas, e apanham aquele peixe assim, mais ou menos, deste tamanho, [vocalização] e depois tiram uma quantidade deles que lhe faz falta para porem nos anzóis

INQ2 Nos quê?

INF E ao Para porem nos anzóis. E depois o resto, deitam-nos para para a água. E cada vez que querem queiram queira, apanham uns quantos e ficam Agora para quem vai [pausa] com um um dia, para passar o tempo, que é um seporte [pausa] passar por para um rio, chegou ali, levou o tal dito sacho, rhum?

INQ2 Quê?

INF Um sacho. Levou um sachozinho na mão está o tal dito sacho, a ferramenta que está , levou um sachozinho, chegou ali a umas nas areias, rente rumo até junto além àquelas [pausa] à água, que é onde muito disso, e cavou até que descobre uma minhoca ou duas e pôs ali a minhoca [vocalização] e pronto. Apanhou logo umas quantas. Leva uma latinha [pausa] ou qualquer uma vasilha, uma vasilhinha qualquer [pausa] suferiores , assim uma caixa [pausa] de papelão, qualquer coisa. Põe uma coisinha de areia e põe ali a minhoca. Para cada vez [pausa] que deita aquilo fora Que muitas das vezes aqueles peixes pequerrichitos hem!? e vão, comem a minhoca. E o grande vêem , não encontrando nada, não não come. não vai porque encontra o [vocalização] arame aquilo é um arame e então não pica. E eles, volta e meia, têm que puxar aquilo para fora para ver [pausa] se verdadeiramente tem a minhoca ou não tem. Porque muitas vezes aqueles pequenos comem-os, e depois se é o caso que comem, têm que pôr [vocalização], ou tornar a pôr, outra. E se um peixe grande que vai, que engole aquilo, [pausa] logo sinal. Porque eles têm uma bolha chamam-lhe eles uma bolhazinha de cortiça que está no fio e desde que apanha um peixe grande, o peixe faz força e aquela bolhazinha de cortiça mete-se debaixo de água. Em eles vendo meter a cortiça debaixo de água, sabem que peixe preso. Pois. E então, começam a enrolar a roca. É uma roca que tem uma manivelazinha, começam a enrolar e depois a linha, aquele dito fio é propriamente é uma linha. Antes era fio [pausa] de carreto; e agora é u- é uma linha de laine . Agora é o laine. Pois. É uma linha de laine , que eles vendem isso apropriado.

INQ1 É uma linha de?

INF De laine. [pausa] Laine. Linha de laine.


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