INF Dez e meia, onze horas, o [vocalização] o Senhor Espírito Santo segue para a igreja – está a perceber? –, acompanhado com a filarmónica.
INQ Pois.
INF Antes de ele seguir para a igreja, há uma distribuição de massa doce e vinho a essas pessoas que vão para a igreja [pausa] acompanhar. [pausa]
INQ E…
INF Vai para a igreja, quando chega à igreja, o senhor padre coroa. Quando o senhor padre coroa as três coroas, há três bombães daqueles muito grandes.
INQ Quem é que ia coroar? São crianças ou?…
INF São três crianças que vão convidadas para ser coroadas. [pausa] E depois da coroação há a missa. [pausa] De seguida à missa, o cortejo segue com destino a casa do mesmo imperador donde veio. [pausa]
INQ Nessa altura já está tudo preparado?…
INF Está tudo preparado quando chegam. Assim que chegam, senta-se as crianças todas que lá estão. Porque as crianças que lá estão, quando o Senhor Espírito Santo vai daqui para casa do imperador, eu, que estou lá, junto as crianças todas num cortejo. Quer dizer, com o seu cestinho na mão, aqueles mesmo aquelas senhoras que vão com um bebé ao colo buscar a sua esmola – não é? –, e está com um cestinho ou um açafate, ou qualquer coisa, mas põe-se tudo em cortejo, para um lado e outro. E eu ponho-me à frente e mais um outro homem e a gente vem esperar o Senhor Espírito Santo. E aquelas pessoas trazem flores nuns pires – não é? – e deitam para cima das coroas. E quando a gente chega lá a casa do imperador, pois primeiro que tudo senta-se as crianças todas a comer. Quando as crianças acabam de comer, formam todas, cá fora, e há a distribuição das tais ditas tigelinhas de sopa e as brindeiras – está a perceber? –, e a filarmónica a tocar. Depois dessa distribuição, então há o jantar das pessoas adultas, [pausa] todas. [pausa] E [vocalização] depois desse jantar das pessoas adultas, há então outra vez a mudança da coroa para casa do outro novo imperador que já está à espera.
INQ Pois, são essas pessoas… É o imperador e os convidados que levam a coroa?…
INF Vão levar a casa do outro. Isso já é para a outra semana. Vai levar a casa do outro; quando chega a casa do outro, o outro lá está a esperá-lo com muitos foguetes, está a perceber? [pausa] Quando recebe, toda a gente espera, ele faz uma distribuição de massa e vinho por aquelas pessoas todas. E depois agradece e a filarmónica faz-lhe uma tocada também a agradecer e viram todos cada qual para a sua casa. Essa semana acabou por completo.
INQ Acabou.
INF Acabou. Na segunda-feira, este homem que deu esta função, na segunda-feira tem lá os seus convidados para lavar as louças – não é? – e preparar tudo para vir fazer a entrega aqui de tudo quanto… Também tenho muitas pessoas lá a trabalhar na segunda-feira.