AJT12

Montes Velhos, excerto 12

LocalidadeMontes Velhos (Aljustrel, Beja)
AssuntoOs animais bravios
Informante(s) Herodiano Iria

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ1 E a fuinha conhece?

INF1 Conheço. É também

INQ1 Como é que é?

INF1 É uma espécie também dum rato com um focinho assim muito comprido. Tem o focinho muito comprido! Isso também é mau! Também é um bicho mau. Pois. Isso também é um bicho também em apanhando uma galinha também dá-lhe uma picadela dum jeito tal, chupa-lhe o sangue, também a mata.

INQ2 E como é que se chama?

INF1 É [vocalização] o nome que ela lhe dão é fuinha, fuinhas, ou um nome assim. Pois.

INF2 Ai, ai!

INQ1 Olhe, e uma outra que anda por baixo da terra, e faz, anda assim, corre tudo, come os nabos e come tudo o que está debaixo da terra?

INF1 Pois, eu também também conheço esse coiso, mas não me lembra também do nome disso, como é que é o nome que eles dão a isso. Pois. Doninha!

INQ1 Não, sem ser a doninha.

INF1 Não é? Isso é um bicho também muito coiso, da terra.

INQ1 Pois, mas é uma coisa, um assim muito pequenino, deste tamanho, tem assim as patinhas para o lado e corre tudo debaixo da terra. Fica a terra assim toda fofa quando ele passa

INQ2 Até se assim um carreirinho por cima, assim a terra toda levantada

INF1 Mas e é bicho grande que?

INQ1 Não, é assim deste tamanho. É um bicho assim deste tamanho.

INF1 Mas mata outras?

INQ1 Rói as pontas todas de tudo o que estiver cultivado, quando ela passa rói aquilo tudo.

INF1 Ah [vocalização]! Pois. Pois. um bicho desses que muitos chamam-lhe minhocas. Mas esses aparecem mais é em terra molhada. E uma outra , e uma uma outra A gente conhece um outro bicho, um um outro coiso desses que corta muito coiso, que é chama-se a gente um nicanço, ou um nome assim qualquer.

INQ1 Como é que se chama esse?

INF1 Nicanço ou. Nicanço, ou um nome assim. Porque eu tenho visto . Isto é uma é uma espécie da da coisa, da minhoca, mas é maior.

INQ1 Rhum-rhum.

INF1 Maior, e [vocalização] e mete-se muito na terra, pois.

INQ1 Pois.

INF1 Pois.

INQ1 Então e a toupeira, não para aqui?

INF1 Para aqui? Ele para aqui não . Aqui na ribeira . Aqui na ribeira . Se for aqui à ribeira, ali bichos desses. Agora aqui no coiso não.

INQ1 E como é que lhe chamam?

INF1 É o mesmo, esse nome, toupeira. Pois.

INQ2 Mas anda na?

INF1 Isso Isso nas ribeiras de coiso é que mais, de água [vocalização] Esta água aqui não é coiso para isso. , por exemplo, aquele aquela ribeira ali de Borba tem muito disso. [pausa] Isso é um bicho ta- um bicho também que se mete muito dentro de água e nas barreiras, do coiso, faz aquele buraco, e cria, e fura. Faz um buraco, tem um buraco na terra. Mas se fizer falta também se joga para dentro de água e banha que é um disparate!

INQ1 Isso não é a ratazana?

INF1 A to-, a toupeira É uma espécie disso, pois. É uma espécie disso. É também um bicho também com um focinho assim um bocadinho mais comprido que o rato. Pois. É uma espécie da doninha. [pausa] Isso é tudo, pouco mais ou menos, a mesma quase a mesma gente. [pausa] Pois.

INQ2 Salvo seja.

INF1 Pois, é quase a mesma família! Doninhas, toupeiras, [vocalização] esses ratos de água, e coisa e tal, isso é quase tudo o mesmo.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases