R&D Unit funded by

CBV03

Cabeço de Vide, excerto 3

LocationCabeço de Vide (Fronteira, Portalegre)
SubjectA agricultura
Informant(s) André
SurveyALEPG
Survey year1994
Interviewer(s)João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Agora nesta [vocalização] nesta época não se usa a enxertia. Mas está ali aquela árvore que está enxertada, não ?

INQ Ah! Estou, estou. Sim senhor.

INF Aquela árvore, aquilo é uma ma- maceira-reineta. Em baixo era pereira mas não se disse além e eu [vocalização] enxertei aquilo em em maçã-reineta. Ela cresceu muito [pausa] e formou, e tal, mas a maçã-reineta aqui não se . E a fruta que [pausa] é bichosa. E então, como é bichosa [pausa] e pouca, eu modifiquei-a. Além [pausa] tem garfos de pera-rocha. Os garfos que estão além é pera-rocha. [vocalização] Os golpes deixam que que se fazem em qualquer árvore, [vocalização] pessoas que deixam ficar dois dedos, ou uma coisa assim, o golpe mais alto. Minha Não senhora, o golpe deve-se a fazer sempre [pausa] assente dentro duma norma que [vocalização] para não ficar nem alto demais, nem baixo demais. Porque se for de baixo demais também não não o resultado. Aqui está um bacelo bem pequenino. Ali.

INQ Rhum-rhum. Estou a ver.

INF Aquilo foi tirado as medidas com uma com um compasso [pausa] natural. Meti um garfo de de uva-dona-maria [pausa] num bacelo que ali pus, bravo não se disse ? que é para tirar esta para tirar esta parreira daqui, quando aquela começar a dar uvas. [vocalização]

INQ Sim senhor.

INF É preciso a gente

INQ Pensar.

INF [vocalização] O [vocalização] Na limpeza das oliveiras A gente pode chegar ali mais abaixo, que é para lhe eu mostrar [pausa] o coiso.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view