INQ Este feijão?
INF Feijão-verde. Também é uma das coisas que é de poucos anos.
INQ Rhum-rhum.
INF Não se cultivava feijão-verde. Aqui cultivava-se o feijão-rolo, o feijão de subir, que era um feijão que trepava pela cana do milho acima, mas que não se comia verde.
INQ Rhum-rhum.
INF Só Não. Comia-se verde [vocalização] já madu- já a querer amadurecer. Mas comer a, a, a [vocalização] a vagem do feijão verde é há poucos anos.
INQ Pois.
INF [vocalização] A pessoa vivia isolada não… Agora as pessoas começam a vi- a conviver, começa a haver a comunicação social, começa a haver estas culinárias, estes livros de, de de receitas e as pessoas começaram-se assim a abrir mais e a adaptar. Mas [vocalização] a comida típica do nosso lugar dos Cedros era: leite, inhames, [pausa] os condutos dos porcos – como eu já ontem disse – fritos e [vocalização] quentes, [pausa]
INQ Rhum-rhum.
INF batatas escorridas com peixinho. [pausa] A [vocalização] A cebolada era um bocado de cebola crua, que ele hoje faz-se salada com a cebola crua, com ovos cozidos. Por exemplo, eu já era uma moça quando vi a primeira vez que se fazia salada, que se punham ovos cozidos entre cebola crua e. Fazia-se o molho cru para comer com a cebola, com a com a batata escorrida, com a batata do Verão. Era só salsa e alho [pausa] – a salsa picada, e alho, e vinagre. E molhavam naquele vinagre. Não se fazia as saladas que se fazem hoje.
INQ Pois.
INF Até que hoje já toda a gente que faz batata de Verão, ou que faz peixe, faz acompanha com salada, com tomate, com com a, a, a a cebola [vocalização] às fatias, às rodelas, com a com a alface, que já hoje se usa muito mas não se usava.