CLC31

Caniçal, excerto 31

LocalidadeCaniçal (Machico, Funchal)
AssuntoOs barcos e a pesca
Informante(s) Acúrsio

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ1 E tinha umas argolas no próprio, na própria lancha, não é?

INF Sim, sim. Sim. Pois. Pois. Tinha um Não. Tinha assim um [vocalização] uma argolazinha acolá na [vocalização] acima do [vocalização] leito da [vocalização] da popa da canoa. [pausa] Tinha uma argolazinha que amarrava-se um cordel. [pausa] E depois tinha um [vocalização] um passador, que é o tal [vocalização] o tal [vocalização] pernete.

INQ1 Pernete.

INF Pois.

INQ2 Portanto, o leme tinha dois

INF Sim, pois. [pausa] Pois.

INQ2 Tinha dois, duas pontas e

INF Ah, e depois tem Em baixo tem é o coiso. É as fêmeas e os machos [pausa]

INQ1 Ah!

INF que é onde onde se mete o [vocalização] leme. É os machos e as fêmeas.

INQ2 Então, mas o pernete, então o que era?

INF É em cimento, para prender a cana-de-leme [pausa] para a cana-de-leme não fugir.

INQ1 Ah!

INQ2 Está bem. Na própria, no próprio leme em cima?

INF Sim, sim, sim, sim. Sim senhor.

INQ2 Tinha um

INF Sim. Pois.

INQ2 Era uma cordinha, não era?

INF Pois. E também ali no leme [pausa] O leme tem um furo na no capelo. [pausa] E tem um furo no leme, [pausa] para amarrar [vocalização] o leme para quando a baleeira dar a pancada, [pausa] não saltar para cima.

INQ2 Não saltar.

INF Para não saltar. [pausa] Pois.

INQ1 Pois.

INQ2 Sim senhor. E, deixe-me ver se eu me lembro de mais alguma coisa. Portanto, no arpão, aquela ponta, aquela ponta mais aguda?

INF Pois. Na [vocalização], no [vocalização] No arpão, temos um [vocalização] aplica-se um [vocalização] pedacinho de madeira, [vocalização] fraca. [pausa] Tem um furo Tem um furo entre a entre a [vocalização] a coisa [vocalização], entre o [vocalização], o [vocalização] A caixa do arpão [pausa] tem um furo [pausa] que a gente mete um pedaço de de madeira, [pausa] na tendência de [vocalização] levar o arpão que pode bater [vocalização] [vocalização] pode bater de maneira de dele abrir, [pausa] e [vocalização] a coisa, e não trancar [pausa] o cachalote. [pausa] Tem que levar esse bocadinho de madeira [pausa] para segurar, [pausa] para ter mais segurança [pausa] para quando trancar, [pausa] não [vocalização] entrar e não partir. Depois de ter estar dentro da baleia, trancada, [pausa] a baleeira a baleia vai puxar por a baleeira [pausa] e [vocalização] e o pau parte. [pausa] e o E o arpão abre. E não tem

INQ2 E dava algum nome àquela parte do arpão que abria?

INF Pois. Sim, sim. A barba. Barba.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases