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CLH33

Ribeira Seca, excerto 33

LocationRibeira Seca (Calheta, Angra do Heroísmo)
SubjectOs cereais
Informant(s) Heraclides
SurveyALEPG
Survey year1995
Interviewer(s)João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

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INQ Quantas vezes é que eu tenho que lavrá-lo para, para ele depois ao fim, para poder pôr outra vez a semente do milho no chão?

INF Como eu aqui, quando quero semear o milho, eu costumo Ele lavra a terra no dia e [vocalização] atalha a terra, lavradinha a eito

INQ Que é O que é atalhar?

INF A eito, a atalhar. E depois [vocalização] grada aquilo bem gradada, de dentes, primeiro, e depois, se é preciso, passa de costas, a grade.

INQ Rhum-rhum.

INF E depois marca-se o milho que era na largura de poder claveirar com a claveira ant- antes de sachar.

INQ Rhum-rhum.

INF Aquilo marca-se além na largura e [vocalização] depois agasalha-se com a grade outra vez. Para quem tem seu, como eu aqui, não costumam fazer isso.

INQ Rhum-rhum.

INF Aquilo agasalha-se o milho e depois, quando ele está a modo de sachar, eu sacho-o e não o grado. Mas

INQ O que é agasalhar?

INF M-, m-, mas Agasalhar é passar a grade para [vocalização] para botar terra para cima do milho, para o milho ficar agasalhado.

INQ Rhum-rhum. E como é que marcava?

INF Ma- Marcar, aquilo a gente marca O boi indo certo dentro do rego, a gente marca mais ou menos. Como eu, usava uma canga mais curtinha, sabia como era. Mas como eles usam agora, eu não não me amanhava. Porque os bois nunca iam certos [pausa]

INQ Rhum-rhum.

INF e eu marcava pelo de dentro do boi, que ia por fora na terra, que não ia na parte que não que ele não ia dentro do rego.

INQ Rhum. Portanto, o boi

INF O, o Marcava pelo de dentro dele.

INQ Junto, aquele que ficava junto do temão do arado?

INF Sim senhor. E [vocalização] E dava certo. Agora da maneira que eles usam a as cangas compridas, eles têm que marcar aquilo é a olho [vocalização]

INQ Mas eu não percebi o que era marcar. Portanto, é, marcar é fazer um rego ? Não?

INF É fazer os regos mas contanto que ficam abertos, ou coisa parecida, como é no continente, que eles fazem com as máquinas, que fazem uma mancheia de regos duma vez e botam batatas [pausa] ali.

INQ Rhum-rhum. Sim.

INF [vocalização] Depois então, depois agasalham com uns sachos. Em lugar de agasalhar com os sachos, é agasalhada depois é é com a grade [pausa]

INQ Rhum-rhum.

INF para endireitar a terra.

INQ Rhum-rhum. Portanto, o senhor ia com o arado e fazia um rego.

INF Aquilo é uma imitação Marcar o milho é uma imitação de como eles fazem a tal Ta- Pode é não ser tanto largo [vocalização]

INQ Mas

INF como eles semeiam batatas no continente, com

INQ Pois.

INF com máquinas que [vocalização] abrem uns uns quantos regos duma vez e depois o pessoal vai ali a botar as batatas e vai um com um sacho a chegar alguma coisinha de terra para dentro.

INQ A pôr outro.

INF A gente não agasalha o milho então com os sachos. É com a grade. Passa-se depois a grade.

INQ Rhum-rhum.


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