CLH37

Ribeira Seca, excerto 37

LocalidadeRibeira Seca (Calheta, Angra do Heroísmo)
AssuntoO cesteiro
Informante(s) Heraclides

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ1 Chamava-lhe o quê àquele sítio que tinha água?

INF Aquilo chamavam-lhe os poços de linho. Poço de linho. Porque aquilo era ao da ribeira e [vocalização] e tinha um modo de encanar para uma tanta água, a água que queriam.

INQ2 Rhum-rhum.

INF E depois aquilo era dividido por vários poços. [pausa] Enchiam um E eu tinha uns que não vedavam bem. Tinha que ter sempre uma co- pinguita de água a correr. Era pouca, depois de estar cheio, era para ir aguentando. Agora aquelas que vedavam, enchiam-nos e [vocalização] e, às vezes Mas iam de vez em quando ver, porque, às vezes, havia algum maldoso que que sabia os que não vedavam e tapavam a água para ela para ela secar.

INQ2 Claro. Mas

INQ1 Pois.

INF sempre houve Toda a vida houve quem fizesse bem e mal!

INQ1 Pois.

INQ2 Mas esses

INQ1 E chamavam-lhe poços a isso? Eram os poços?

INF Eram os poços do linho.

INQ1 Mas eram para o linho? Não era para mais nada? Esses poços não serviam para mais nada?

INF [vocalização] Ele quando não era no tempo do linho, às vezes, quando era vimes que queriam fazer cestos mas estavam muito secos, que os queriam botar de molho, iam-nos botar. E eles, às vezes, estavam meio arcados no que tinham secado, tinham arcado , e eles botavam com aquela giga pelo ar, e apertavam-nos para baixo, e botavam-lhe umas pedras grandes em cima.

INQ2 Rhum-rhum.

INF [vocalização] Faziam isto antes de botar água a correr para .

INQ2 Rhum-rhum.

INF E depois é que botavam a água a correr e estava para ali uns dias. Quando lhe pareciam que eles que haviam de estar a modo, iam experimentar. [pausa] Metiam a mão e experimentavam o vime a ver se se ele não quebrava.

INQ1 Pois.

INF Estava a modo de fazer os cestos. Mas os traziam quando viam que que podiam ou ou tinham quem lhe fizesse os cestos, para não os deixar secar outra vez.

INQ2 Rhum-rhum.

INF Mas tinham que os deixar enxugar, porque eles alagados conforme vinham de , escorregavam muito.

INQ2 Não .

INF Não Não conseguiam fazer os cestos.

INQ1 Pois.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases