INQ E o, o senhor ia em cima disto?
INF1 Iam. E, às vezes, às vezes ia um assentado [vocalização] à frente. Ele [vocalização] à banda da frente era arredondado.
INQ Era assim, fazia um altinho assim?…
INF1 Era. Era [vocalização] . Era arredondado, não tinha aqui estes cantos, desta maneira – arredondado.
INQ Sim senhor.
INF1 E [vocalização] E agui- tinha aqui uma corda que era de engatar, a parte que ia que ia engatada nos bois.
INQ Rhum-rhum.
INF1 O [vocalização] O pau era cambado. Botava-se [vocalização] assim com [vocalização] [pausa] com a curva para fora [pausa] e com a ba- a outra banda para dentro.
INQ Rhum-rhum.
INF1 E ele ia às vezes aqui um [vocalização] um rapaz, ou uma rapariga, aqui assentado, aferrado a isto.
INF2 E às vezes três ou quatro. Corriam quase todos.
INF1 E, às vezes, iam mais aferrados uns aos outros. O primeiro ia aferrado naquela corda, que e- que era a amarrar [vocalização] aquele pau que que engatava nos bois e os outros iam abraçados a eles. E a gente quando os achava distraídos… Já fica corda cá atrás de… Como é que se chama? De rabear o trilho, não?
INQ Rabear?
INF1 O trilho, o trilho.
INQ Rhum-rhum.
INF2 Pois, quer dizer…
INF1 De rabear, parece-me que é. A gente quando eles estavam distraídos e a corda era boa, que a gente não tinha medo de a arrebentar… Se arrebentasse era perigoso! Que a gente podia se matar, bater na parede! [vocalização] Se a corda era segura, a gente dava-lhe uma rabeadela depressa, e pás! [pausa] Os rapazes estendiam-se todos lá.
INF2 Toca os rapazes para o chão!