INF Tenho onze vacas.
INQ1 Está garantido.
INF Onze vacas. Eu tenho um boi de cobrição e tenho onze vacas. Tourinas e serranas, tenho onze. E a gente trabalha muito mas somos só quatro pessoas.
INQ2 Pois.
INF A minha mulher guarda as ove- as vacas no monte – as senhoras quando chegarem ali, olhem por aquela barra lá para fora, elas lá andam. Ela anda lá com elas. O [vocalização] É eu e o meu filho e a minha nora. Veio Temos lá um netito, ainda vai fazer para o dia vinte e nove deste mês nove anos.
INQ1 Ah! Pois.
INQ2 Ainda é pequenino! Anda a estudar?
INF Olhe quando a minha a minha no-… Hã?
INQ2 Anda a estudar?
INF Anda. Oh, anda a estudar?! Anda na escola. Ele a minha nora teve aquele aquele [vocalização] miudito com quarenta anos.
INQ1 Ah! Que giro!
INF E casou-se com o meu filho com [pausa] com vinte.
INQ2 Hi!
INF Já ninguém contava com ele – que viesse nada…
INQ1 Pois.
INQ2 Aparece uma criança.
INQ1 Olha que alegria que deve ter sido!
INF Oh Jesus! Olhe que eles gastavam um dinheirão [pausa] por [vocalização] com os médicos para ver se ela tinha [pausa] filhos.
INQ1 Pois.
INF E depois não ve-… Eram remédios e mais remédios, não valia nada! Um dia disse eu para eles assim: "Olhai lá, que é que vocês andam a fazer?! Vocês são uns tolos. Vocês andais a gastar dinheiro e [vocalização] e [vocalização] e dás cabo dela. A dar-lhe remédio, dar-lhe remédio, dar-lhe remédio, um dia é um poço de doença. E tu, é melhor tu ires a um especialista, a mais ela e tirarem o sangue para a análise, já vêem se pode ter fi-. É só Se for preciso, o erro é teu"! – para o meu filho – "Se for preciso, o defeito é teu"!
INQ1 Rhum-rhum!
INF "E E estás a dar a [vocalização] dar"… Foram e e voltaram e botaram ao Porto. Foram ao Porto, tiraram sangue para análises e [vocalização] depois o [vocalização] especialista disse: "Ó menina, olhe, o seu sangue dá para ter filhos, e o do seu homem também. [pausa] Olhe, eu dou-lhe este remédio mas não garanto; o que eu garanto"… A [vocalização] ir embora: "Você vai ter filhos"! [vocalização] Dali por dois anos lá veio o miudito.
INQ1 Ah! Meu Deus!
INF Lá veio o miudito. Oh, agora a gente está todo o mundo feliz com aquela criança porque é o que nos [vocalização] está a valer. A gente pode ter muito estar muito aborrecidos, ou ou qualquer coisa, ele chega já começa a ri- a conversar com a gente, e a rir-se e a abraçar a gente, pronto! Daqui a bocado, ele já espalha tudo!
INQ2 Claro!
INF Pois é.