R&D Unit funded by

FLF27

Costa do Lajedo, excerto 27

LocationCosta do Lajedo (Lajes das Flores, Horta)
SubjectOfícios, profissões e outras actividades
Informant(s) América
SurveyALEPG
Survey year1995
Interviewer(s)Manuela Barros Ferreira Gabriela Vitorino
TranscriptionCatarina Magro
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ1 E a senhora, além de trabalhar no tear, em que trabalhava mais?

INF Dia ordenhar as vaquinhas, que o meu homem não podia era mui doente. Eu dia ordenhar as vacas duas vezes no dia. E era a- acolá em cima, bem acolá em cima, naquele cabeço em cima, às vezes alguns dias. Um dia eu tenho contado isto grandeza de vezes , quando se fez aquele palheiro ali, eu que é que faço? Eu tinha Estavam homens chamados para vir para o palheiro. Eu não tinha pão cozido naquele tempo não se com- não havia pão para comprar. Eu faço: escaldo o meu pão era pão de milho , escaldo o meu pão, faço o meu fermento, vou ordenhar as minhas vacas. Venho para baixo vim cozer o pão [pausa] para o jantar. Botei jantar a cinco homens em casa e fui levar a dois, que estavam sachando milho em baixo na terra. E vou à tarde outra vez para o mato. Não foi um dia bem dado?

INQ2 Então, foi óptimo! Uma coisa!

INF Foi um dia bem dado! E como a este, muitos outros! E como a este, muitos outros, porque ele também não podia muito e eu também não esperava por ele.

INQ2 Pois. Muito trabalho.

INF E às vezes [vocalização] embebia-me no tear. Eu cheguei a ter o tear aqui, armado aqui. E ele di- Ele estava na cama e el- e ele dizia: "Não fazes conta mesmo de te vires deitar hoje"? Que eu estava, eu estava e dia estando e dia estando. E ele dizia: "Na roda não me estrova nada. A roda de- até adormece a gente". Mas o tear é uma baldeirada agora, outra logo [pausa] Que às vezes que se espantava até!

INQ2 Claro! Claro!


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view