R&D Unit funded by

GRC08

Santa Cruz da Graciosa, excerto 8

LocationSanta Cruz da Graciosa (Santa Cruz da Graciosa, Angra do Heroísmo)
SubjectA atmosfera e as condições climatéricas
Informant(s) Floriberto
SurveyALEPG
Survey year1979
Interviewer(s)Manuela Barros Ferreira João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ1 Olhe e, e nunca se guiaram de noite pelas estrelas?

INF Não senhora.

INQ1 não é do seu tempo?

INF Não senhora.

INQ1 Mas o senhor conhece as estrelas?

INF Tenho ouvido. Eu tenho ouvido. Eu conheço algumas estrelas por cima, conheço. Eu tenho ouvido que ele que navegavam antigamente antigamente era pela era pelas estrelas. Mas isso , isso Agora, ultimamente, se sabe, desde que veio esses aparelhos, agulhas e [vocalização] coisas dessas, está claro que vai-se navegando é por aquilo.

INQ1 Mas o senhor que estrelas conhece?

INF Até, por acaso [vocalização], ele a gente, às vezes, estamos no mar de noite e a gente diz uma estrela que é que aparece, a estrela-da-manhã, que a gente trata-lhe por a estrela-da-manhã.

INQ2 Rhum-rhum.

INF Muitas vezes: "Olha, vem a estrela-da-manhã "! Que é uma estrela muito clarinha [vocalização]! Ele é é a estrela mais clara que a gente .

INQ2 E uma outra que indica sempre o norte?

INF Tem uma É, sim senhor. Tem uma, tem a, [pausa] tem a [vocalização] Tem a estrela-da-manhã, tem u- tem uma outra que aparece antes da manhã também não sei o nome. Assim pelo nome, eu não sei. Sei que vem ali duas estrelas quan-, quan-, quando é para amanhecer, vem ali duas estrelas. Na- Nasce uma, a tal clarinha que eu estou a dizer aos senhores; e depois vem uma outra E ainda antes dessa vem uma outra, essa é que a gente tra- trata-lhe por a estrela [pausa] Eu agora esquece-me o nome que a gente trata. [pausa] Bem, assim de estrelas eu não desconheço, não é?

INQ2 Pois. Pronto, deixe .

INQ1 Olhe e como é conhece o, o, o tempo? Se ele vai ser bom ou vai ser mau?

INF [vocalização] Pois a gente [vocalização] a gente dum ano para o duns anos para os outros, a gente tem, às vezes, prática da coisa. Conhece-se, às vezes A gente, às vezes [pausa] principalmente aqui pelo Pico , a gente regula-se ali pelo Pico. O Pico logo que está com um chapéu, a gente: "Olha, vai vai vir chuva". E [vocalização] E na verdade é.

INQ2 Ainda vai vir chuva hoje?

INF Hoje não vem talvez, não senhor. A gente trata-lhe de Muita vez regulamos é ali pelo Pico. Outras vezes é aqui [pausa] pelas barrocas. [pausa] Não nada, parece que sai um, como um ba-, como um ba-. Não barómetro mais mais certo. É o, o um [vocalização] um salão quer dizer, principalmente aqui nas barrocas, o salão , aquele salão quando se torna branco, é [vocalização] é chuva certa. É no no mesmo dia qua- quase que chove.

INQ2 Rhum-rhum.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view