LUZ54

Vale Chaim de Baixo, excerto 54

LocalidadeVale Chaim de Baixo (Odemira, Beja)
AssuntoO moinho, a farinha e a panificação
Informante(s) Cloé

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF ver.

INQ O Para o pão? Tem a farinha?

INF Pois.

INQ E o que é que lhe faz?

INF Peneira-se a farinha [pausa] para dentro dum alguidar de barro [pausa] E depois, de vésperas, faz-se o fermento

INQ Com quê?

INF Anti Antigamente fazia-se assim Faz-se o fermento com a lêveda que a gente deixa do outro fermento logo em logo do outro pão A gente faz o fermentinho, põe ali no meio da farinha, tapa com o panal e com [pausa] uma mantinha por cima. De manhã, está todo arrechinadinho, crescido, azedo. A gente vai, aquece a água, amassamos, vamos amassando, amassando, amassando com logo com o sal temperado ali na água, com água morna Vamos amassando, amassando, até fazer aquelas empolinhas, aquelas empolinhas, aquelas pastas, até a gente ver que está bom. Quando a gente vendo que está bom, a gente deixa, fazemos as as pastas [pausa] assim Fazemos uma pasta para aqui, outra para além, assim. Ficamos, fazemos-lhe a cruzinha e [vocalização] pusemos-lhe uma farinhita por cima. Metemos-lhe um sinalinho, [pausa] e e tapamos ali, esperamos até che- até tapar, até chegar àquele sinal. Quando chegando àquele sinal, a gente vai acender o forno, mete lenha dentro do forno, acende o forno. Quando o forno estando mais ou menos capaz, a gente vai tender esse panito. Tendemos ali na de tender, tiramos ali uns bocados de massa, tendemos ali na ali na , ali na de tender. Tendemos, pusemos no tabuleiro, nas casinhas que a gente faz ali assim, e depois, quando acabando de [vocalização] tender, pusemos uma farinhita por cima que chama-se a finta, que a gente vai pôr por cima do pão, aquela farinhita. Que, depois, essa farinha que a gente põe por cima do pão, quando a gente vai quando a gente sabe que o pão que está capaz de ir para o forno é quando é que o pão abriu umas rachadelinhas por cima, nessa farinha. Abre umas rachedelinhas, está capaz de ir para o forno. Depois quando a gente vendo que o pão que está capaz, vamos ver se o forno está capaz. Se o forno estiver ainda escuro, metemos mais uma lenhita no [pausa] Se o pão estiver não estiver ainda bem capaz, metemos mais uma lenhita no forno para empatar.

INQ Rhum.

INF Se o forno estiver capaz, [pausa] a gente põe o panito no forno. Pomos o panito no forno, à porta do forno, passamos barramos o forno, prantamos o panito, [pausa] e depois é tirar e levar para casa. Pronto! Ficamos com uma cozedurinha para oito dias.

INQ Pois.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases