MIG58

Ponta Garça, excerto 58

LocalidadePonta Garça (Vila Franca do Campo, Ponta Delgada)
AssuntoA criação de gado
Informante(s) Amílcar

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ E ele antigamente onde é que se juntavam as ovelhas para fazer?

INF Não senhor. O leite Ah! pa- Para a tosquia?

INQ Sim. Para a tosquia.

INF [vocalização] A gente [vocalização], o meu pai, e eu, eu sempre me lembra que [vocalização] os que tinham ovelhas eu ainda tenho aqui uma tesoura que era para fazer esse esse Se quiser ver, eu posso ir mostrar. não é não corta, mas era com aquilo que a gente cortavam a da ovelha. O senhor vai-me dar licença que eu vou buscá-la. [pausa] Corte na gravação

INF A tesoura que a gente se tosquiavam as ovelhas! A gente trazíamos aqui para baixo, depois a gente peavam-nas, [vocalização] as mãos e os pés, para elas estarem quietinhas, a gente pegavam-lhe pela cabeça, começavam pela cabeça, e iam, iam, iam, [pausa] e iam cortando em toda a volta, e a ia enrolando de volta do corpo da ovelha [vocalização] A tal, era Era com essa tesoura que se cortava a da ovelha.

INQ Hoje em dia ninguém faz isso, não é?

INF agora não senhor. Agora têm máquinas preparadas que é como um mochim. É liga- É electricidade. Ligam aquilo, é diferente. É. Mas no tempo era com isso.

INQ Sim. Sim. Sim. E, portanto, onde, onde é que se? Onde é que se juntavam as ovelhas para, para tosquiar?

INF A gente traziam-nas para casa.

INQ Sim.

INF A gente O meu pai trazia, quando era era Que a gente tosquiavam as ovelhas duas duas vezes no ano duas ou três vezes, parece-me. [pausa] Não tenho bem a certeza, mas duas e-, era era firme. Duas no ano. Porque se não se tosquiava as ovelhas a tempo e a hora, elas ficavam tomadas [pausa] e morriam.

INQ Ah!

INF Ele morriam com a de ovelha porque era muito quente nelas. A gente tínhamo-las que tosquiar [vocalização] nas épocas [pausa] próprias para para elas não morrerem, não é?

INQ Sim. Não se juntava num, num sítio para?

INF Não senhor. Traziam A gente traziam as nossas era para para casa, e em c- e em casa, não era dentro em casa, era atrás, [vocalização] ou num pátio assim como .

INQ Sim.

INF A gente, por exemplo, se fosse nesse tempo, era fora que se tosquiava as ovelhas.

INQ Pois. E não se guardava num curral, não se fazia isso num curral?

INF [vocalização] Quem tinha, isto é [vocalização], curral [vocalização] Aqui, em Ponta Garça, eu nunca vi ovelhas acurraladas. Isso cabras, sim senhor. Ovelhas, quem as tinha era amarradas como eu disse ao senhor. Era ele nos campos. Ele andavam sempre mais acauteladas, então, mais perto de casa por causa dos cães. Porque os cães degolavam muitas ovelhas! [vocalização] Chupavam o sangue e deixavam-nas mortas.

INQ Sim. Pronto. Mas usa-se o curral aqui? ?

INF Ah! . Hoje não se usa curral; usava-se curral para para vacas para as vacas!

INQ Sim.

INF E os cabreiros, para as cabras!

INQ Sim.

INF E algum que tinha alguma ovelha, de repente caldeada com a cabra, também vinha para o curral, não é?

INQ Pois.

INF Porque, às vezes, um cabreiro tem uma ovelha ou duas, não é, e vão, e vinham caldeadas. Hoje não cabreiros aqui também!

INQ Ah! Mas antigamente havia muitos?

INF Havia muitos, muitos cabreiros! E, e essas que tinham E essas pessoas que tinham ovelhas, como o meu pai e mais pessoas para cima, não não as traziam para o curral. [vocalização] Andavam sempre mais perto e ao jeito da gente, não é, ao de casa, não é, [vocalização] nesses bocadinhos mais perto de casa, por causa dos cães

INQ Sim. E Mas quando se guardavam as ovelhas em cima no mato, não se usava um abrigo qualquer para as ovelhas se?

INF [vocalização] Isso as ovelhas não precisam de abrigo. Não Nunca precisaram muito de abrigo porque [vocalização] elas por si se abrigam! A ovelha quando está coberta de , [pausa] ela não acha frio nenhum.

INQ Sim.

INF Que até o que se costuma-se a dizer [vocalização] A gente aqui usam Uma pessoa, [pausa] às vezes, o tempo está norte, não é, e o no- norte, ela, de cima, fica abrigada rente a uma barreira, não é verdade? Mas a ovelha, às vezes, procurava contra e a gente diziam assim: "Oh! Tu estás como as ovelhas: tu procuras contra o tempo"! A ovelha no tempo que estava norte e ela é que fugia ali para baixo!

INQ Ah! Sim, sim.

INF Não sei se o senhor está compreendendo?

INQ Sim, é isso.

INF O norte abriga de cima, não é, e elas não não se abrigavam. Elas estavam cheias de , não é, não sentiam frio. Era andar para baixo, contra o tempo!

INQ Sim.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases