R&D Unit funded by

MLD23

Melides, excerto 23

LocationMelides (Grândola, Setúbal)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Gastão Graciosa
SurveyALEPG
Survey year1980
Interviewer(s)Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMárcia Bolrinha
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Então e como é que aprendeu a fazer?

INF1 [vocalização] Aquilo comecei a ouvir. Comecei a ouvir [vocalização] os outros a dizerem e comecei a dizer a pensar que tinha que fazer também uma cantiga. E então, uma vez fomos a um canto de despique. O canto de despique, eu não tinha medo de cantor nenhum. E chegava ao canto do fado, eu tinha que me calar, pois eu não sabia! Um dia diz-me, à saída

INQ Ah!

INF1 Uma vez fui a um canto de despique, era mais que os outros todos. Eles voltaram-se para o canto do fado, eu fiquei calado! Diz-me um indivíduo assim: "Ah, um indivíduo que canta ao despique, que não canta o fado, não sabe nada! Não é ninguém"! Eu daí abalei para casa e digo eu assim: "Eh, vida de diabo! Então não hei-de fazer uma cantiga"?! Fui para casa, deitei-me, comecei a pensar: "Eu tenho que fazer uma cantiga! Eu tenho que fazer! Eu tenho que fazer"! Nessa noite fiz seis cantigas.

INQ Tchii!

INF1 Na primeira noite fiz seis cantigas ao fado. No outro dia de manhã lembrava-me de duas ou três mas doutras não me lembrava. Fui indo, fui indo, fui indo, e cheguei a fazer dez cantigas num dia. Cheguei a fazer dez cantigas num dia, e tanto que chegou uma outra ocasião, vou-me outra vez a um canto de despique mais esse indivíduo esse indivíduo e outros. [pausa] Começámos a [vocalização] a cantar ao despique e tal, e di- diz-me esse mesmo indivíduo: "Oh, o parente Gastão sabe muitas canti- sabe muitas cantigas ao despique, mas ao fado não sabe nada". [pausa] "Ó parente, então você não é capaz de cantar uma cantiga ao fado"? Digo: "Olhe, vamos experimentar, às vezes podia cantar". Fomos cantar ao despique e começámos a cantar ao fado e quando o homenzito soube, teve que se calar que não deu a conta. não deu a conta às cantigas que eu tinha e diz-me: "Mas onde é que aprendeste tanta cantiga em tão pouco tempo"? Digo eu assim: "Tenho perdido muita noite de dormir" . E comecei naquela coisada, e comecei em dir , em dir, em dir e vou nisto. Não sei as cantigas que tenho, pois. O homenzito até morreu, que era o parente Gedeão. O homenzito morreu e [vocalização] e eu ainda por vou andando e de vez em quando faço uma cantiga que ainda poucos dias fiz duas cantigas, poucochinhos dias.

INQ Sim?

INF1 E então tenho umas cantigas boas. Agora, gostava era que a senhora dissesse qual era .

INQ Diga aquelas que gostar mais de dizer.

INF2 A senhora gosta mais antigas! As mais antigas!


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view