PAL35

Alte, excerto 35

LocalidadeAlte (Loulé, Faro)
AssuntoAproveitamento dos produtos vegetais
Informante(s) Acidino Acilino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ E aquela coisa que serve para acender o lume? Para fazer lume?

INF1 Isso era as pinhas, ou então rama.

INQ Mas uma coisa que até se comprava, quem não tinha, tinha que comprar, o que era, para fazer o lume, em casa?

INF1 A gen- A gente aqui nunca precisou comprar [pausa] para acender o lume. A gente vai buscar mato, traz-se [vocalização] sargaços,

INF2

INF1 traz daros,

INF2 Urzes.

INF1 traz [vocalização] qualquer um. Qualquer qualidade de mato serve para para acender o lume.

INQ Não chamavam lenha?

INF1 Lenha é quando é para queimar, que não é para acender. Isso é para fazer [pausa] fogo.

INQ Chamavam como, diga?

INF1 Lenha. Diz-se: "Vai-se buscar um feixe de lenha".

INF2 Lenha. Pode ser urzes, de qualquer maneira. Rasmono.

INF1 Pode [vocalização] Não. Pode ser lenha de carrasco, ou de folha de farroba, farrobeira, pode ser de amendoeira.

INF2 Iscas, também.

INF1 Ah, mas isso é para acender. Agora para fazer fogo, para fazer fogo é de azinho

INQ Pois e é isso. Para acender também, para acender como é que usam?

INF2 Isso está-lhe ela a procurar. Isso está-lhe ela a procurar.

INF1 ? Não. ?

INQ Como é que chamam a isso que serve para acender, que é assim aquelas mais pequeninas?

INF1 É [vocalização] acendalhas. É a acendalha.

INQ Sim senhor. Olhe, e, portanto, um homem vai, portanto, um traçador, tem um bocado grande, não é? Chama-lhe como, um bocado grande de árvore?

INF1 É um pedaço de [vocalização] .

INQ Chamam como, a esse bocado?

INF1 [vocalização] Um pedaço d- ou de azinho ou de [vocalização] Tem aqui um um traço de azinho ou tem um traço de sobreiro ou tem de [vocalização]

INQ Olhe, então pronto, pois. Então e ele depois mete uma coisa

INF1 A serra, a machada, o machado?

INQ Sim. E faz o quê?

INF1 São para fazer rachas. Com o machado para o que serve é para fazer rachas.

INF2 A rapariga quer saber de mais alguma coisa, eu posso-lhe dizer.

INQ Sim. É isso. [vocalização]

INF2 um podão, está a perceber? E antigamente havia uma porrada uma porrada como nós lhe alcançámos e havia um podão, está a perceber?

INF1 Isso é para limpar, isso é para limpar. Mas eu aqui não estava dizendo para limpar. Estava dizendo é [pausa] para traçar e para rachar.

INF2 É para limpar . Eu me falta Eu me falta saber ler.

INF1 Quando se pergunta para limpar é uma coisa.

INF2 quem compreenda o que eu quero dizer .

INF1 Pois, também eu compreendo o que tu dizes. sei o que é, que eu não te disse logo que era é para limpar? É quando um homem anda limpando uma oliveira ou uma amendoeira, tem o podão, por causa de ele chega a certas partes, ou corta para cima ou corta para baixo.

INF2 Estás a falar bem.

INF1 [vocalização] É [vocalização] .

INQ vamos a isso também.

INF2 Está a falar bem.

INF1 I- Isso que tu dizes também eu sei. Agora, o que a gente aqui estava a fa- a falar é: traçar o [vocalização] da árvore. Hoje, têm um aparelho, a máquina, a serra eléctrica, que não esse trabalho que dava antigamente. Antigamente, era com um serrote, um serrote de traçar, e [vocalização] ou então com uma machada. Com uma machada, com um machado!


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases