INF Começavam quando o rapaz gostava de ir para onde a rapariga, ia para donde a ela e depois ali principiavam o namoro deles.
INQ1 Mas como é que ela reparava? Ele mandava alguém dizer ou?…
INF Oh! E então ele não olhava para ela! Ele basta bem olhar! A gente a olhar já dá conta!
INQ1 Mas depois como é que conseguiam falar? Era s-, nas, ali nos caminhos?
INF Nas ruas. Em qualquer uma rua. Aqui não não há namoros particulares, é ao público. Em qualquer local que se encontre podia um estar com o outro.
INQ1 Portanto, e na sua altura, portanto, mas como é que foi? Portanto, o, o senhor Gotardo olhou para si…
INF E…
INQ1 Depois namoraram assim um certo tempo…
INF Pois, namorámos um certo tempo.
INQ1 E depois?
INF E depois? E depois, quer que lhe conte?
INQ1 Sim.
INF Depois arranjámos três meninos. Risos
INQ1 Não. Antes de os arranjar, antes de os arranjar. Não, mas por exemplo, ele não… Como é… Ele não entrou por casa do seu pai dentro assim!
INF Pois não. Não!
INQ1 Então como é que era?
INF Só namorávamos na rua.
INQ1 Rhum-rhum.
INF E depois de o namoro continuar é que arranjámos a rapariguita mais velha que está na França. Depois foram os três. Depois a mãe dele não queria que ele casasse comigo. Depois ele veio para esta casa, que ele vivia ali em baixo, e veio para esta casa. E daí depois eu tinha os três garotitos pequenitos – eu estava com o meu pai e com a minha mãe – [pausa] e morreu-me um irmão na França. E depois veio para cá e eu disse-lhe: "Bem, ou vais dormir com os homens que trazem o meu irmão da França, ou à casa duma vizinha, ou guardas os três raparigos que temos". Depois ele diz: "Não, então eu guardo os três raparigos que temos, que ficam comigo na cama". E depois dormiram os três raparigos com ele. Depois ao outro dia diz: "Olha, vamos mas é tratar e vamos-nos casar". Pronto. Resolveu casar-se e vamos embora. Risos A mãe empurrou-o para aqui, botou-o fora de casa, e depois ele tinha que arranjar quem lhe cozesse as batatas.
INQ1 Rhum-rhum.
INQ2 A senhora era muito novinha, nessa altura?
INF Era. Leva-me dezanove anos. [pausa] Leva-me dezanove.
INQ1 Pois.