R&D Unit funded by

STJ09

Santa Justa, excerto 9

LocationSanta Justa (Coruche, Santarém)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Daniela
SurveyALEPG
Survey year1991
Interviewer(s)Maria Lobo Ernestina Carrilho
TranscriptionSandra Pereira
RevisionErnestina Carrilho
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMárcia Bolrinha
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Bem, sabe como é que eu lhe digo? Olhe, esta flor veio da Madeira, a outra veio dos Açores, a outra veio daqui, a outra veio dalém. Bem que eu se Elas riem-se!

INQ1 Tem o país todo? Tem o país todo?

INF Pois, gostava de ir [vocalização] Eu gostava de ir passear a esses sítios: à Madeira. Tem flores

INQ2 E com flores tão bonitas que tem e a senhora a gostar tanto de flores!

INF Eu não fui é porque eu [vocalização] Eu gostava , se tivesse podido

INQ2 Era para as flores?

INF De Portugal, para Norte [pausa] é que eu gostava. Agora disse-me assim [pausa] a minha filha: "Ó mãe! Sabe quanto é que custava uma hortênsia azul"? "Quanto"? "Seiscentos escudos". "Ai, a gente não pode comprar"! [pausa] Estão muito caras!

INQ2 Estão muito caras, as flores!

INF Estão muito caras as flores!

INQ2 Pois estão, estão.

INF Pois. Eu [pausa] roubei um, dois ramos. [pausa] Sabe aonde? Eu digo-lhe aonde. Eu fui a uma excursão À volta saloia vocês conhecem. À praia do Estoril, Praia das Maçãs, tudo!

INQ2 Rhã-rhã.

INQ1 Praia do Estoril?

INF Fui num passeio. [vocalização] E depois estávamos ali a a ver A gente não pode sair de dentro da camioneta. Água e mais água! É agora, em Setembro, que é a volta saloia.

INQ2 Rhum-rhum.

INF Comecei em Loures, comecei na [vocalização] Malveira, hum?

INQ2 Rhum-rhum.

INF Fui eu sozinha ma- daqui mais as do Couço [pausa] àquele passeio. E então, elas é que sabiam, não é? Depois fui ao Sobral de Monte Agraço, onde estão os bonequinhos?

INQ2 Rhum-rhum.

INF ? E depois fui a [vocalização] como é que é o outro? Mafra, ao Convento de Mafra. Gostei muito de ir muito! Vocês também têm ido, não é?

INQ1 Sim, fui.

INF Começámos na Praia das Maçãs, [pausa] praia do Estoril, praia de Santa Cruz bem, aqueles pinhais , à volta de Sintra, à [vocalização] praia do Guincho Bem, eu fiquei com aquilo tudo na na ideia. E eu disse: "Eia, a praia do Guincho é tão grande"! Viemos à volta de Sintra, tudo. Sabem onde é que a gente veio acabar? À Feira Popular. Nunca tinha ido à Feira Popular! [pausa] Aqui dois anos.

INQ2 Rhum-rhum.

INF E elas iam-me dizendo e eu disse: "Ah! Aqui é que é o o Sob-, aqui é que é o"? Elas iam-me dizendo o nome e eu [pausa] fiquei logo com aquilo tudo na ideia.

INQ2 Na ideia.

INF ? E gostei muito de ir. E depois [vocalização] em Sintra A gente não foi abaixo a Sintra, porque era chover e mais chover. E vieram uns corredores que eram ainda me lembra! eram vinte e oito corredores! E a gente ali dentro da camioneta, água e mais água, e estavam as hortênsias azuis ali ao de mim. Digo eu assim: "Olha" a minha companheira chamava-se Dea. Eu digo assim: "Olha, eu desço-me aqui" Levei a sombrinha, emprestei a minha sombrinha aos outros para virem acima mas tive pena de não ir abaixo compreende? , a Sintra mesmo. E então depois digo-lhe assim: "Olha, eu nunca roubei nada a ninguém, mas vou roubar aqui dois ramos de hortênsias. Um para ti, outro para mim". Porque eram azulinhas. Chegaram , não são azuis.

INQ2 Ah!

INQ1 Ah! Então?

INF É da terra.

INQ2 Ah! Ai a terra é que faz a cor da?

INF Sim.

INQ2 Ai essa é que eu não sabia!

INF A terra é que faz a cor.

INQ2 Ah!

INF Da hortênsia. Pois. E eram mesmo azuis. E eu disse assim: "Eu nunca roubei nada a ninguém, mas agora desço-me aqui A gente não pode ir a Sintra que é água e água" A gente comeu dentro da camioneta, estivemos sempre a conversar em flores, sempre, mais outras, outras todas as colegas, todas muito bem avindas sempre. E eu levei a sombrinha e estava a chover muito. Digo assim: "Olha, fulana, toma a minha sombrinha" que eu levei a sombrinha "e então vai tu passear com a sombrinha, que eu não saio daqui da camioneta". Comemos dentro da camioneta e ali estivemos. Chama-se a volta saloia. E eu gostei daquilo! [pausa] E chego [pausa] ao convento de Mafra e comecei a conversar com a pessoa que estava, [pausa] em Mafra. E diz ele assim: "Então, está aqui [pausa] o carro está aqui o o trem onde mataram Dom Carlos", disse ele. "Então, mas como é que isto é amanhado, senhor? Então eu fui a Vila Viçosa e está o trem. E agora está aqui outro trem, diga-me o senhor como isto foi amanhado"? Ai, o homem ria que estrebuchava, nunca vi! "Mas esta senhora, isto é que é engraçada! Olha para ela"! "Então mas fizeram dois trens? Então foi no Terreiro do Paço mata- que os mataram; e vi vi em Vila Viçosa os o trem e [vocalização] o coche do casamento de Dona Joaquina Carlota". Veja que eu fiquei com tudo logo em cima. Os coches, aquilo tudo foi a Vila Viçosa que eu fui , gostei muito daquilo. Foi a Câmara que levou a gente [pausa] de graça. E eu gostei muito de ver aquilo. Muito. E depois cheguei a Lisboa e disse esta. E eu disse assim: "Então mas como é que é? O trem era um. Agora o que tinham, com o sítio onde estava a bala, agora o senhor aqui está-me a mostrar outro. Mas como é que isso é foi arranjado"? Ai o homem ria, ria e dizia assim: "Mas então esta senhora foi e sabe distinguir tudo e diz como é que foi essa, então"! E ele disse assim: "Mas você viu o dizer"? "Vi, sim senhora. E vi o coche do casamento de Dona Joaquina Carlota". Hum? Aquilo foi bon-. É é bonito, Vila Viçosa!

INQ2 Rhum-rhum.

INF A gente Tivemos pena foi de não ir ao con- acima, ao caste- ao convento ao castelo. A gente não teve não teve tempo.

INQ2 Rhum-rhum.

INF Estivemos no jardim. Ah, aquilo foi um passeio do melhor! Fomos ao direito ao ao Redondo, fomos ao Redondo [pausa] ver fazer louça de barro.

INQ2 Rhum-rhum.

INF Todas comprámos uma prendazinha! E eu disse assim: "Olhe, senhor" [pausa] Aqui na minha terra também houve uma olaria.

INQ2 Ai ?

INQ1 Ah sim?

INF Aqui houve antigamente mas acabou.

INQ2 E as pessoas Quem é que trabalhava?

INF Ele morreu.

INQ2 Ai ?

INF Morreu.

INQ2 E não ninguém que tenha trabalhado?

INF Não. Esse senhor, agora não. Até tinham aqui o forno e tudo. E eu disse Depois eu estive a ver fazer louça e eu disse assim: "Olhe, na minha terra também houve e eu vi fazer muita louça"! E também vi estar a trabalhar, a fazer.

INQ1 Rhum-rhum.

INQ2 Rhum-rhum.

INF no Redondo. [pausa] Depois fomos direito a Évora. [pausa] E eu disse assim: "Ai! Isto não parece o jardim de Évora, dantes era tão lindo! E a praça do Giraldo, ali com flores tão lindas"! eu. "Com crisântemos ali daqueles grandes", não sei se agora ainda estão, se não. [pausa] Estive na Igreja de [pausa] São Francisco dos ossos, vocês sabem bem onde é?!

INQ2 Sim, sim.

INF Pois, eu também estive. Agora digam que

INQ2 Tem-se farto de passear também.

INF Bem, mas é assim em excursões, não é?

INQ2 É excursões daqui. Pois.

INF Pois.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view