R&D Unit funded by

TRC18

Fontinhas, excerto 18

LocationFontinhas (Praia da Vitória, Angra do Heroísmo)
SubjectAs festas religiosas e profanas
Informant(s) Brás
SurveyALEPG
Survey year1979
Interviewer(s)Pedro Prista Monteiro
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationSandra Pereira Márcia Bolrinha
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Dez e meia, onze horas, o [vocalização] o Senhor Espírito Santo segue para a igreja está a perceber? , acompanhado com a filarmónica.

INQ Pois.

INF Antes de ele seguir para a igreja, uma distribuição de massa doce e vinho a essas pessoas que vão para a igreja [pausa] acompanhar. [pausa]

INQ E

INF Vai para a igreja, quando chega à igreja, o senhor padre coroa. Quando o senhor padre coroa as três coroas, três bombães daqueles muito grandes.

INQ Quem é que ia coroar? São crianças ou?

INF São três crianças que vão convidadas para ser coroadas. [pausa] E depois da coroação a missa. [pausa] De seguida à missa, o cortejo segue com destino a casa do mesmo imperador donde veio. [pausa]

INQ Nessa altura está tudo preparado?

INF Está tudo preparado quando chegam. Assim que chegam, senta-se as crianças todas que estão. Porque as crianças que estão, quando o Senhor Espírito Santo vai daqui para casa do imperador, eu, que estou , junto as crianças todas num cortejo. Quer dizer, com o seu cestinho na mão, aqueles mesmo aquelas senhoras que vão com um bebé ao colo buscar a sua esmola não é? , e está com um cestinho ou um açafate, ou qualquer coisa, mas põe-se tudo em cortejo, para um lado e outro. E eu ponho-me à frente e mais um outro homem e a gente vem esperar o Senhor Espírito Santo. E aquelas pessoas trazem flores nuns pires não é? e deitam para cima das coroas. E quando a gente chega a casa do imperador, pois primeiro que tudo senta-se as crianças todas a comer. Quando as crianças acabam de comer, formam todas, fora, e a distribuição das tais ditas tigelinhas de sopa e as brindeiras está a perceber? , e a filarmónica a tocar. Depois dessa distribuição, então o jantar das pessoas adultas, [pausa] todas. [pausa] E [vocalização] depois desse jantar das pessoas adultas, então outra vez a mudança da coroa para casa do outro novo imperador que está à espera.

INQ Pois, são essas pessoas É o imperador e os convidados que levam a coroa?

INF Vão levar a casa do outro. Isso é para a outra semana. Vai levar a casa do outro; quando chega a casa do outro, o outro está a esperá-lo com muitos foguetes, está a perceber? [pausa] Quando recebe, toda a gente espera, ele faz uma distribuição de massa e vinho por aquelas pessoas todas. E depois agradece e a filarmónica faz-lhe uma tocada também a agradecer e viram todos cada qual para a sua casa. Essa semana acabou por completo.

INQ Acabou.

INF Acabou. Na segunda-feira, este homem que deu esta função, na segunda-feira tem os seus convidados para lavar as louças não é? e preparar tudo para vir fazer a entrega aqui de tudo quanto Também tenho muitas pessoas a trabalhar na segunda-feira.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view