INF1 Olhe, da minha idade, da minha idade há aí um homem que foi à tropa comigo. Parece meu avô. Anda com umas muletas e assim. Parece meu avô.
INQ E é mais novo que o senhor?
INF1 É da minha idade.
INQ É da sua idade?
INF1 É da minha idade. [pausa] Da minha idade não há ninguém que diga que me viu numa escola.
INQ Rhum!
INF1 Não há ninguém que diga que me viu numa escola!
INF2 Se ele escreve bem!
INF1 E se eu escrevo bem!
INF2 Escreve melhor do que eu!
INQ Mas nunca andou na escola?
INF1 Nunca andei na escola.
INQ E aprendeu como?
INF1 Aprendi ao [vocalização] aos bocadinhos, [vocalização] a solto, aqui e além.
INQ Em casa?
INF1 Ainda hoje Ainda hoje trago sempre um bocadinho dum lápis na carteira. E um bocadinho de papel. Aproveito tudo. Ele, às vezes, com pessoas: "Olha lá, como é que se escreve um tostão? Como se escreve dois"?, e tal, tal, tal. Eu se fosse para a escola dava bem.
INQ Pois.
INF2 Tenho um filho na França [pausa] que gosta muito de estar com o avô para lhe explicar as coisas antigas.
INF1 Pois.Sempre
INQ Claro. Claro.
INF1 Sempre um lapizinho e um bocadinho de papel…
INQ Que ele sabe muito. Sabe muita coisa.
INF1 E então para escrever, para mim não há pai.
INQ Pois.
INF1 E se eu escrevo bem!