INQ E a lousa como é que era?
INF1 A lousa era uma poça… Faziam uma poça na terra, com uns pauzitos…
INF2 É assim.
INF1 Punham lá qualquer comida.
INF2 Punha-se aqui é assim ao meio e depois punha-se ali… Era aquilo ao meio e tinha… [pausa] E depois ao meio tinha aqui um que, que onde é que punham o que haviam de comer.Con-, confor–
INF1 Não, onde punham de comer era no cimo.
INF2 Punham assim. Punham assim. Isto era assim. E ele depois conforme ele iam, quando iam para comer, ela ela disparava para baixo.
INQ Caía?
INF2 Caía para baixo, ficavam lá entalados.
INF1 Ficavam lá na poça.
INQ Isso era lousa?
INF2 É lousa.
INF1 Uma lousa.
INQ E esse é para apanhar que bichos?
INF2 Apanha sardões também.
INF1 Pois ele qualquer qualquer espécie de de bicho.
INF2 Nasavelhos, então. Também nas- nasavelhos, também os apanha.
INQ Rhum-rhum.
INF1 Qualquer espécie de bicho.
INF2 Ratos também os apanha.
INQ Ah, mas não é para apanhar pássaros ou assim?
INF1 Não. O pássaro é o costil.
INF2 O pássaro é o costil.
INF1 É o costil, que é mais…
INQ Como é que é o costil?
INF1 O costil é feito com [pausa] com duas molas.
INQ É como o ferro?
INF1 Não. É diferente.
INF2 É diferente.
INF1 Com duas molas de arame…
INQ Ah, é aquele que se abre assim?
INF1 Pois abre.
INQ Depois põe uma…
INF1 Abre assim com duas molas dos lados. Tem um bocadinho duma tábua por baixo; a armação do do costil está pregado naquela tábua. [pausa] Uma parte está pregado, está colada. Está pregada com [vocalização] na tábua; a outra alevanta para cima e depois tem aqui um aramezinho, põem lá a pesquelha, fazem ali uma geringonça, o pássaro vai comer, aquilo chinca. Chinca e fica lá.
INQ O que é a pesquelha?
INF1 Ou um bocadinho de carne, ou um bocadinho de pão, ou [vocalização] qualquer coisa de comida.
INQ Rhã-rhã.
INF1 Ou [vocalização], por exemplo, uma minhoca das da terra. Põem-na ali, ele vão-lhe pegar, truque!
INQ Sim senhor.