R&D Unit funded by

VPA55

Vila Praia de Âncora, excerto 55

LocationVila Praia de Âncora (Caminha, Viana do Castelo)
SubjectOs peixes e outros animais marinhos
Informant(s) Agesilau
SurveyALLP
Survey year1985
Interviewer(s)Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionErnestina Carrilho
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Aquilo não é peixe. Aquilo não se come. Aquilo é um pe- é um chamamos-lhe nós peixe-rato mas é de lixa. Tem uma lixa. se aproveita os fígados, que é para fazer o óleo.

INQ O óleo para?

INF Para O óleo daquilo

INQ Para o reumático?

INF Para tudo! Para doenças.

INQ E para queimaduras também é bom?

INF Também. Olhe, olhe, para os tropeções. Dantes , olhe, nós tínhamos muito disso. Os meus pais, quando uma pessoa ia àque-, quan-, quando ia assim ia-se àqueles barcos de belgas buscar o peixe, trazíamos muito disso. E esse fígado era seco à sombra. Punha-se uma tigela por baixo, e aquilo era derretido à sombra ao sol não. Aquilo era derretido à sombra, [pausa] que aquilo fica mais clarinho do que o azeite. Aquele óleo fica mais clarinho do que o azeite. Aquilo tem serventia para tudo.

INQ Pronto, sei o que é. É uma coisa que para baixo chamam peixe-porco.

INF se aproveita o fígado, para fazer óleo. Aquilo, olhe, aquilo é uma coisa especial, para reumáticos. E eu ando assim coisa, porque aqui não o . Isso acabou, homem. Nós tínhamos tanto e tanto! Aos litros dele, engarrafado! E tudo foi embora. Dar aqui, dar acolá, [pausa] dar acolá, ficámos sem nenhum. Porque o fa- o falecido meu pai, aqui em Caminha, um velhote que era do tempo dele eram amigos andava de andava de muletas nas perninhas nas muletas e deu-lhe esse deu-lhe esse óleo. Até eu também ainda curei aqui um. Disse-lhe: "Toma , vais fazer o que eu te digo. Pegas neste óleo, aquece-lo ao lume, quentinho, hem". E ele então na cama: "Esfrega bem onde é que tens essa ". Olhe, pois o homem, quando foi dali a um mês, andava a . E eu curei aqui um primo meu também, com esse óleo. Aqueci-lho Estava na cama, aqueci-lho, aqueci, fui-lhe fui dar aquelas esfregações, a um primo meu por acaso morreu, mas não foi dessa doença. Dei-lhe aquelas esfregações naqueles ossos, olhe, começou a andar, pronto. Aquilo é bom! Muito bom, muito especial, aquilo. Isso aqui desistiu.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view