INF Ah, mas eu então não acabei a conversa ainda foi das ovelhas. As ovelhas eram juntas três, quatro dias e postas num curral.
INQ Rhum-rhum.
INF Todas as ovelhas que vinham da caldeira iam para aquele curral. Era um curral, sei lá, aí uns dois alqueires de terra em curral, e tinha um outro curralinho mais pequeno para os cordeiros. [pausa] Portanto, as ovelhas iam para aquele curral, e os donos iam escolher, e marcar, e vinham os guardas campestres com os [vocalização] [pausa] com os seus livros ma- [vocalização] para ver as ov-, as [vocalização] as ovelhas.
INQ As ovelhas.
INF Portanto, naquela altura é que os donos sabiam as ovelhas que tinham.
INQ Rhum-rhum.
INF E tosquiavam-nos e tornava-as a deitar fora.
INQ Mas havia algum sítio onde se amarrava as ovelhas até tosquiar, ou não? Quando se iam escolhendo. Ou iam tirando, tosquiavam é mandavam para fora?
INF Nã- [vocalização] É. As ovelhas eram amarradas. Por exemplo, havia um dono que tinha quatro… Não era Também as ovelhas não era uma coisa de, dos donos todos das pessoas todas do lugar – [pausa] deste lugar.
INQ Rhum-rhum.
INF Era aqueles que gostavam mais, era aqueles que tinham mais tempo disponível que [vocalização] … Porque ainda perdiam muito dias e muito tempo para andarem naquilo. [vocalização] Embora não fosse durante o ano todo, mas, por exemplo, durante aqueles dias dos aj- dos ajuntamentos era praticamente uma semana para para ajuntamento. [vocalização] Depo- As ovelhas, também havia uma raça de ovelha muito miúda. Depois começou a haver esta ovelha da raça ma- mais grada, a ovelha mais bonita, que não se dava tanto bem no mato. Porque era uma ovelha mais pesada, uma ovelha que, muitas vezes, nã- não se dava tanto bem no mato. Depois de a ovelha Então as pessoas amarravam as suas ovelhas e tinham ali os seus montinhos: um tinha quatro ovelhas, outro tinha dez ovelhas, é conforme. Tosquiavam-nas e depois de tosquiadas tornavam-nas a pôr a andar.
INQ Aqui…
INF Ficavam à solta.