INF Ah, e ainda vou contar uma, ó menina. Eu não tenho vagar mas vou-lhe contar. Onde eu comprei as castanhas, estava um ouriço com cinco castanhas. Hum? Assim onde eu comprei as castanhas para trazer. E digo eu assim: "Ó senhor, tem aqui um castanheiro… Tem aqui um ramo tão lindo"! E diz ele assim: "Está aqui para exposição"! "Ó senhor, dá-me o ramo, fico eu sendo a exposição. E o senhor dá-me o ramo para levar, para mostrar à minha irmã". O homem pega no ramo e deu-me o ramo [pausa] com cinco castanhas no ouriço! E o homem desata a rir e deu-me o castanheiro. Depois diz assim a minha filha: "Ai, a minha mãe! Como ela foi capaz de dizer assim: "sou eu a exposição" e "dê-me cá" ao senhor"! E o homem deu-me logo o ramo!
INQ É p-… É preciso é ter à vontade.
INF Ah! Depois iam a passar as pessoas e diziam assim: "Ah, se eu apanhasse um ramozinho daqueles [pausa] também também levava"!
INQ Mas já o tinha a senhora levado!
INF E eu pensava assim cá para comigo: "Olha, fizessem como eu fizesse como eu fiz"! Dizendo que era eu a exposição e o senhor. Eu comprei as castanhas, não é? Há lá muitas nozes a vender, muito feijão, muita coisa, lá naqueles dois largos.
INQ Rhum-rhum.
INF Já lá esteve, conhece bem aquilo?
INQ Conheço.
INF Pois. Também lá vão.
INQ Já lá tenho ido também. Se calhar até lá fui dessa vez.
INF Eu também, à festa das castanhas.