Corpus de Textos Antigos
Menu principal
Powered by <TEI:TOK> Maarten Janssen, 2014-
2265 Livro dos Mártires
Title Livro dos Mártires
Autor Bernardo de Brihuega
Edição Ana Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/Redacção Tradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii , composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção 1300-1325
Testemunho Lisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513.
Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho 1513
BITAGAP Manid 1028 cnum 2265 Texid 1032
Género Hagiografia
Opções de representação
Texto : Diplomatic form Normalized form - Mostrar : Cores
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
mereçimentos .
De como os santos martires forõ leuados ao tẽplo de hercules . e forõ muj fortemẽ fortemẽ: a falta da última sílaba é erro do compositor: fortemẽte. feridos cõ vergas . porq nom qriã sacrificar . Cap . cclj .
A Cabo ja d quantos dias mãdarõ os empadores trager ante sy ãbos . E dsque forõ ẽtrados ãbos dẽtro sã Primo . e sã Feliçião . disse o offiçial aq estã . E disserõ lhes ẽtõ ãbos os emperadores . Uos sodes os q dspçades os nossos mãdamẽtos . e q os tẽdes por nada . E os santos martires lhes respõderom sem falla . E diserom os empadores mansamẽte . Sofremos nos os tortos . que nos vos dzedes . mas sacrificade ao ds Hercules . e a Jupiter . e nõ queirades dstruyr a hõrra do nosso linhagẽ . E os bẽ auenturados martires diserõ . Nos a ds damos sacrifiçios de folgamẽto . e d louuor . E nom cõsentimos as obras das teebras d quẽ vos outros sodes parçeiros e diserõ ẽtõ ãbos os ẽpadores chegade uos . e sacrificade aos duses hercules . e jupit . os duses nũca vẽçudos . se nõ d’outra guisa . Bẽ sabede q os carniçeiros vos espedaçarõ muy fortemẽte . E disserõ ẽtõ os bẽ auenturados sã Primo . e sã feliçião . Se nos mereçemos sofrer aqstas cousas por jesu o . p q nos faça vijr a coroa do marteiro . e que
Guardar XML • Download text