Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   123b < Page 123c > 123d

que aqui açerca ha huũ xpaão que he seruo de o. E o he seu mestre. e ha muy grande emueja a ley dos gentios. E por ende leuantou ele tal creença emna terra que onde esta algũ dos seruos. nũca nemhuũ pode auer nemhuũa reposta dos deuses. E Sadornim o bpo daquela ley passa muytas vezes pante a porta daqueste capitolo. E nom podẽ soffrer a sua cara os deuses da nossa saude. e se aginha o matarmos com nossas maãos. nos responderõ os nossos deuses. e vir nos hão muytas pestilençias E tãto que a voz escomũgada disse aquesto. Asanhou se muy fortemente contra sam Sadornim a cõpanha dos gentios. e começarom de o buscar. Mas guardou o nosso sehor. e nom o poderom achar Porque era mayor alegria sua q veesse ele de seu grado meesmo ao marteiro. que nom que o trouuesse outrem. E depois que o nom acharom. tornarom se de cabo a seus sacrifiçios. E tomarõ todos touro muy forte. e leuarõ no cõtra o tẽplo. por tal d’aafagar os seus deuses. E eles em andãdo em aquelo O bẽ auẽturado Sadornym q era firme emna fee. E comprido d toda boõa esperança: hia a egreja dizer suas oras. segundo que auia custume. E como aquele q lhes nom auia medo nemhuũ. Começou lhes a pregar. e a dizer. Que se partissem daqueles çujos saçrifiçi

Guardar XMLDownload text