Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   203c < Page 203d > 204a

leo. Mais elles com todo aquello estauam muyto alegres d caras e de corações e dauã graças ao nosso senhor deos. E o adiãtado que vio que dauam nada por todo aquelo. deu per sentẽça que fossem degolados. e deçerõ nos logo. e leuarõ nos a carreyra que [] chamada carreyra que […] chamada: lacuna semântica. Parece faltar uma forma do verbo ser como auxiliar do particípio passado chamada. NũmentauaNũmentaua: erro por Nũmentana.. e degolarõ nos hy a hũa milha da cidade e tomarõ os seus corpos trasom e sam Johã o preste e soterrarõ nos em hũa herdade de trasom emna carreira salaria. E esto foy dous dias por ãdar do mes de nouembro. e em tal dia lhes faz festa a ygreja.

De como sam mauro e sam papias forõ estẽdidos em terra e feridos com paaos. Capitulo .clxiij.

DOze dias depoys q sam sysinio e sadornym forã mortos. mandou laudaçio o adiantado q lhe trouuessẽ diãte ao logar que era chamado a çerca flamica sam mauro e sam papias os dous caualeiros q baptizara sam marçel papa. E desque lhes ouuio suas rezões disse lhes. Agora sey eu çertamẽte q sodes vos outros aãos. Respõdeo entõ papias e disse lhe. Uerdadeiramente aãos somos. e disse lhes entõ laudaçio. Partide vos daqste louco engano e adorade os deuses que adorã todolos outros da terra. Respondeo emtõ sam mauro e disse.


Guardar XMLDownload text