Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1040T1090

Vida de Santo Elói

TitleVida de Santo Elói
AutorAudoeno de Rouhen
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do latim: «Vita Sti. Eligii», ed. Bruno Krusch, Monumenta Germaniae Historicae, IV, Parigi, 1902, pp. 634-761.
Data da Tradução/Redacçãonão posterior a 1490
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Colecção Pombalina: PBA. 746
Data do Testemunho1491
BITAGAPManid 1040, cnum 1689, Texid 1090
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   < Chapter >

Depois desto ho senhor deus fez . pollo seu seruo muytos mjlagres . dos quaaes por deuoçõ algũũs po nhamos por edificaçõ Onde . aveo assy que ficãdo hũũ nobre cobretor e de grande preço e valia com que o corpo sancto jazia cuberto . hu steue per tres dias . E diacono seendo uẽçido pella cobijça do diaabo foy asy . que emquãto enterrarom o sancto corpo furtou o e escondeo o seu leito . E tornando os ministros o Acharom . E porem seendo muy toruados por ello E penssando quem faria tal cousa: logo em A noyte segujnte Appareçeo o sancto de deus eligio em sua propria forma humana . mas pero gçiosagçiosa: erro por graçiosa, falta sinal de abreviatura. e claroclaro: erro por clara. Ao reuerendo . spargo . Abade do seu moesteiro O qual saudando o e falando lhe doçe e amorosamente muyto . ho consolou E antre as outras cousas que lhe disse . mostrou lhe hu achariam . o cobretor furtado . E vijndo A menhaa . foi se o abade com algũũs outros ao luguar e achando todo como lhe disera sancto elloy reprindeo . ho diachono de seu peccado . poendo lhe fructuosa penitençia pero tamanha como el mereçia . o ferindo nem disçiplinãdo o nẽ encarçerando nẽ mal trazendo . mas amoestando o doutra tal Ca asy lho mandara o sancto e piadoso eligio se esqueeçẽdo ajnda da sua piedade . E sabendo elles todos antre sy este sancto foy algũũ ousado e espiçialmente aquel daly avante tomar cousa do sancto homem nem ajnda doutrem.


Guardar XMLDownload text