Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1143T1117

Dez Mandamentos da Ley de Moisés

TitleDez Mandamentos da Ley de Moisés
AutorPedro Paschoal, Bispo de Xaém
EdiçãoEsperança Cardeira
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano
Data da Tradução/Redacção1431 (ant.)
TestemunhoBiblioteca Nacional de Lisboa, Alc. 462, fls. 83r-89r
Data do Testemunho1431-1446
BITAGAPManid 1143, cnum 1075 Texid 1117
GéneroDidáctica e espiritualidade

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice Página 83r > 83v

Aqui se comecam os dez mandamt da ley de moyses despostos p os doutors da sancta EgreJa Os quaaes forã dados p deus a moyses script em duas tauoas de pedra Os quaes som teud de guardar p forca todol cstããos que sse querem salur E qlquer que quebrantar qualqr deles ou qualqr delesdeles: palavra espúria, erro por efeito de eco. das cousas q aquy defende peca mortalmt e deue sse dels confesar e tomar delo pendẽça E guardar sse daly adiante :.

O primeyro mandamto de ds h q nom ame homen outro ds nem outro senhor mays que a el E esto he que ore homẽ osos: a primeira letra na sobrelinha. ydol ca em tres maneyras se oram os ydolos A pm per fe e por spança A ija por falsso amor A iija por auareza Por fe e por spanca se oram os ydol qndo algũũ põe sua spanca n adiuinhadors e n feyticeyros e en n encantadors e em outr maaos feit sem ds e sem razom q algũũs ha hy q qndo pdem algũa cousa uaam aaqls que se fazem adiuinhadors e encantadors e creem e spam de auer aqla cousa que pderom p eles e asy fazem dls se deoses E ha hy algũs q qndo ham algũas enfirmidades q mandam buscar que os scante por ho olhado ou por algũũ maao feito ou por algũa cousa q sospeytam que lhe fezerom e spam e creem q por aql ou por aquels que os scantar que aueram saude e asi fazem dele ou dela seu ds e fazem grande pecado mortal Ca todo aquel ou aquela que se faz adiuinho por algũa


Guardar XMLDownload text