Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   78b < Page 78c > 78d

eu nom o farey E tu faze o q has d fazer. ca eu bẽ sey que muyto mais forte he que ty o que te lida por my Emtom maximiano. o empador. e Amilino. o seu conselheiro. mandarõ trager muytos paos. e fezerom no estẽder em eles. e mandarõ a çinquo caualeiros que o ferissẽ e que pasassem arredor dele. e lhe disessem. Sacrifica aos deuses q o emperador. e todolos outros adoram. e eles o sezeromsezerom: erro por fezerom. bẽ assy. Emtom o bẽ auẽturado sam victor seẽdo em aquelas penas orando a ds dezia. Sehor jesu o. de cuja mãda som criado. cada dia meu rey. e meu ds ajuda me em estas penas em que eu som posto. E emtõ maximiano. o empador disse. Uictor da conselho ao teu sangue. e sacrifica aos duses que os outros adorã. Ca eu o juro pelos duses. e pela miha saude. e pelo estado do pobo d Roma. que eu te farefare: castelhanismo. vijr a proua de todolos homẽs. mas porque tu nom esperes que desque te eu fizer atormentar que façam os aãos de ty seu martyr. que hes meu seruo. Sabe que eu te farey deitar en tal logar. que eles nunca possam achar o teu corpo. Sam victor respondeo emtom. e disse. Nom sacrificarey. faze o que te semelhar. mas nom faças o que diseste de mi. assy como teu seruo. mas como seruo d jesu o. E emtom o Emperador Maximiano com grande saha e desdem que ouue. porque lhe respõ

Guardar XMLDownload text