Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   80b < Page 80c > 80d

¶Da vida e da paixom de Marçelino. e de sam Pedro E logo como sam Pedro foy solto das prisoões em q jazia E se veo a casa do que o guardaua pola vtude de nosso senhor. Capitulo .clxv.

EMno tempo de Deocleçião. e d Maximião estes dos emperadores d q vos agora contamos. foy preso em Roma samto homẽ q auia nome Pedro. e auia offiçio da egreja q chamado he exorçista. q he de deitar os diabos dos corpos dos homẽs. E aqste prendeo sereno juiz. E desque o mandou ferir muytas vezes deitarõ no emno carçer muy escuro e muy lobrego. e ali o teuerõ preso em cadeas d ferro. E o homẽ que era guarda do carçer auia nome arthemio. e auia hũa filha virgẽ que auia nome paulina. e aqsta soo amaua ele mais que outra cousa nẽhũa. e era dmoniada. e ele choraua todo dia E disse lhe sam pedro. o seruo d ds Arthemio. ouue o meu conselho. e cree emno meu senhor jesu cristo filho de ds viuo q he liurador de todos aqles q ele crem. e se tu vdadeiramente qseres creer. logo sera saã a tua filha. Respondeo emtom Arthemio. e disse. Marauilho me do siso do teu conselho. o teu ds no


Guardar XMLDownload text