Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   86a < Page 86b > 86c

PRouo huũ homẽ muy mao. e escomũgado que soube todas estas cousas q acõtecerõ ẽna çidade d Lucrido Foi sse pera o poderoso empador Maximiano. e disse lhe. Ouue me empador as cousas q som acõteçidas ẽna çidade. Saibas q o teu reino he escarneçido. e os nossos deuses som trastornados. sey d que homẽ. de q veo de Antiochia q esta demostrãdo q jesu o aqle q cruçificarõ os homẽs em judea. q he ds. E qndo o empador Maximiano ouuio aqsto. mãdou premder o bẽ auẽturado sam Herasmo. e mandou poer sua seda. pera o julgar. E disse lhe o empador. Di tu homẽ cheo d nemiga d ql ley hes? E sam Herasmo calou. e qs falar. E disse o empador. falas nada? Emtõ mandou ferir muy fortemẽte a palmadas em ambas as façes. E disse emtom o bem auẽturado sam Herasmo. Lobo roubador. e cheo de nemiga. e malfeitor. Porq ãdas pseguir o seruo d ds? E disse o emperador. Qual ds mẽfestas tu? Respõdeo sam herasmo Jesu o o filho de ds. E dsy disse o empador. E como foy aqste cruçificado? Uerdadeiramẽte dos homẽs d judea. Respõdeo o bẽ auẽturado herasmo. e disse. Aqste soo seruo eu. E disse o empador. Tal es tu Qual ele foj. e assy morreras. Começou sse emtõ a sorrir o bem auẽturadaauẽturada: erro por auẽturado. sam Herasmo. e disse.

Guardar XMLDownload text