Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   88c < Page 88d > 89a

prar as religas. e os corpos dos samtos martyres. Capitulo .clxxxvj.

EMno tẽpo d diocleçião. e d maximiano. aqstes dos empadores crues de q vos agora falamos. q fezerõ a muy grande. e muy esquiua psiguiçõ cõtra os ãos. de guisa q os constrangiã todos a abaixar as cabeças aos escomongados sacrifiçios dos ydolos. Aueo assy q emuiarõ eles de sua parte suas leteras. e com seu poder a çidade de Tarso. q he a cabeça de toda terra de çeliçia. juiz muy cruel e muy sabedor em maldade q auia nome Simpliçio. E mandarõ lhe que todos aqueles q meẽfestassem o nome de jesu o. q os pgũtassem ante todo o poboo. e se meẽfestassem q eram aãos. q os destruissẽ todos bẽ molheres como baroões de departidas maneiras d tormentos. ca saiba. q pola grãde crueldade q ele auia tornaria mais aginha os aãos a sacrificar aos ydolos. e el feze o aynda muy majs cruamente q o eles mãdarõ. Onde aueo assy q ao tẽpo q ele esto fazia. auia emna çidade de Roma huũa molher de muy grãde guisa q auia nome Aglades. e fora filha de homẽ de muy alto linagen q auya nome ataçio. e fora pconsul. e esta


Guardar XMLDownload text