Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   92a < Page 92b > 92c

ra vos leixaremos aq de falar d Bonifaz. e cõtar uos emos da vida e da paixõ de Uictor. e de feliçião Alexãdre. e de Lõgino.

¶Da vida e da paixom de Uictor. e de sam Filiçiaão. e de sam Alexãdre. e de Longuino. E logo de como Uictor foy arrastado pola çidade as maãos atadas hũa correa e os pes hũa corda. Capitulo .cxcv.

REynãdo em roma Diocleçião e Maximiano estes dous emperadores de q vos falamos era muy esquiua. e muy estẽdida a persiguiçõ dos aãos per todo o mundo. e mostraua lhes o diabo a sacar muytas maneiras de tormẽtos pa vençer os santos de ds. Onde aueo assy aos .xx. annos de seu emperio q foj o postumeiro d todo seu emperio. e foy emna era de trezẽtos. e qrenta. e qtro annos. quãdo andaua o anno em q nosso senhor jesu o naçeo. em trezentos. e seys annos. e auia sete q Auriago e Aurigo reynauã emnos godos e emtõ chegarõ a mãsela as nouas da vinda do empador Maximiano q auia hy de uijr. E grãde era a sua crueldade q fazia ẽnos mortos. e emnos tormẽtos dos ãos q ante espãtaua q veesse. e ãte mo


Guardar XMLDownload text