Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   97b < Page 97c > 97d

masmas mas: erro por repetição da palavra na mudança do recto para o verso do fólio: mas//mas. estãdo esforçado da fiuza que auia emna ajuda que lhe ds daria. alçou com a maão deestra de terra a maçuca do ferro ardẽte. e por saber qnto pesaua. começou a a sopesar. Mas aqle que liurou os tres meninos emna grande chama do fogo ardente. hordenou liurar aqste mançebo. outrosy de guisa que lhe nom pode fazer mal a quẽtura. nẽ se pode asconder a sabedoria do siso. ca tenetene: erro por teue. huũa grãde peça sua maão a maçuca do ferro. E respõdeo o ferreiro desta guisa. e disse. De quẽtura asaz he quẽte. mas de peso noue lhes pesa. e os ferreiros poseron logo a maçuca emno peso. e nom acharom hy nẽhuũa cousa mais. nem menos de qnto o moço dissera ante. E assy mostrou a graça d nosso senhor a sua virtude em todas maneiras. ca sentio o empeçimento da quẽtura do fogo aqle que matara ãte sy toda a chama da cobiça daqueste mundo. nẽ duuidou do peso do ferro. e aqle soubera temperar o seu corpo e a vida emno peso da mortal carne. E assy o santo menino pelos seus mereçimentos fez em huũa ora dous milagres por mostrar as duas vertudes que ele auia em sy. q qriã semp estar em huũ. de que fala santo Augustino. e diz. Todalas outras virtudes poden poden ser comunauees aos boõs. e aos maaos. Duas ouui q som primeiras que som propriamẽte dos sãtos. e dos acabados. E a

Guardar XMLDownload text