Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   98a < Page 98b > 98c

e a penas leixa a nemhuũ hir liuremente que o nom embargue emna carreira das vertudes alguũas vezes. Por ẽde o bem auenturado Luperculo. desque ouue cõpridos dez annos. tanto se quis atormentar emno mundo que se foy pera o hermo. e ala seue atormentadoatormentado: borrões de tinta de impressão sobrepõem-se parcialmente à segunda e à sexta letras.. o seu corpo jejũs. e com orações. e seruio hy ja quãto marauilhosamente a ds. Mas estãdo ala o homẽ de ds. começou a pensar em sy mesmo que nom faria mais de seu proueito em trabalhar se por sy mesmo tam solamente. que em trabalhar se por sy. e por todolos outros E por esto leixou o hermo. e desterrou se pelo mundo. buscando a sua terra que era emno çeo. E veo se pera a çidade d Elisona. que he sobre o ryo de Belisia. E segũdo conta a estoria autemtica. e affirma a renembrança de muytos boõs homes. e creedeiros ãte que jesu o vissevisse: erro por viesse. em sancta maria foj pobrada aquela çidade. e era muj poderosa d’armas. e muy nobre de riqzas e muy alta de torres. e d adarues. e de cassas. E despois que jesu o veo em santa maria. e q a fee começou a creer per terra d’oçidente. Assy foy honrrada per poderio do apostoligo de Roma esta çidade. que foy feyta madre de .xij. egrejas cathedraes d bispados. Emno tempo que sam Luperculo veo a esta çidade estaua emnas couas de huũs montes muy grãdes que hi

Guardar XMLDownload text