Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   100c < Page 100d > 101a

ele sofrẽdo os vẽçia todos. Começarõ lhe de fazer muy fortes penas. mais q as primeiras. por tal q o tornassem do seruiço de jesu o. e tornarõ no por ẽde a çidade. E fincarõ lhe huũa tauoa de pedra ao pescoço chea d clauos agudos. e desy arãcarõ lhe todos os neruos do corpo com guarfos de ferro muy agudos. e muy cruamente. Mas porque ele estaua muy esforçado pola muy grãde parte da diuĩdade que tinha comsigo. porque nom podia ser vençudo. nem o podiã partir d nosso senhor jesu o nemhũa crueza de tormentos. Tomarom huũ martelho de ferro. e ferirõ lhe muy fortemente a cabeça. por tal q saisse o sãgue pola boca. e per todolos outros logares p hu o folego saae. E dsy deitarom no emno carçer. e deitarõ lhe prisoões muy estreitas emnos pes. e deitaron lhe sobre os peitos huũ piar tam grande que a penas o poderiã leuar .xx. homẽs. Mas com todo aquesto estoaquesto esto: a repetição de pronome demonstrativo é erro e pode resultar de um processo de actualização linguística que susbtituíu a forma reforçada pela simples sem a eliminação da primeira. estaua o seruo d deos emno carçer emçarrado. e quedaua de dar graças. e louuores a ds per cuja ajuda era comfortado o corpo. e a alma. e nom podia ser vençudo dos ẽmigos. E em aquela noite. e em aquela ora resplandeçeo muy grãde lume emno carçer. e apareçeo o nosso senhor jesu o com muj grãde compaha d’anjos. e confortou o daqsta guisa. Paz seja cõtigo Luperculo. sey firme emna fe. e muj ri

Guardar XMLDownload text